O mundo é a totalidade dos fatos, não das coisas. Toda a concepção moderna do mundo tem como fundamento a ilusão de que as chamadas leis da natureza sejam as explicações dos fenômenos naturais. Que bom que não me deixo influenciar! O mundo é tudo o que acontece.
O segundo Wittgenstein abandona estes pressupostos da filosofia tradicional e faz uma filosofia que lembra, em alguns aspectos, o pensamento sofístico. ... Sua crítica é à filosofia tradicional, criadora de sistemas teóricos que almejam a verdade, e por isso sua filosofia se faz de forma assistemática.
Para Wittgenstein, a filosofia não é doutrina, não é um conjunto de saberes prontos para serem utilizados pelas ciências naturais, mas uma atividade útil para corrigir a linguagem e, portanto, o pensamento. ... Dessa forma, a linguagem, através das proposições, alcança o real por fazer parte da estrutura mesmo desse.
Wittgenstein (1889 - 1951) dizia que o papel da filosofia é dissolver confusões conceituais e desatar nós do entendimento na emaranhada teia da linguagem. Demoliu séculos de reflexão sobre a natureza do “interno” e a experiência do subjetivo.
No tractatus, Wittgenstein defende a linguagem como se tivesse o papel de um espelho que reflete a todo e qualquer objeto que se possa falar, como se só pudéssemos falar de um objeto ostensivamente, diretamente a aquele objeto para conhecermos seu significado.
Wittgenstein chama todas essas diferentes atividades de “jogos de linguagem”. O termo jogo de linguagem refere-se a qualquer uma das muitas e variadas atividades de uso da linguagem em que nos envolvemos, e serve de comparação à falsa idéia de que a linguagem tem uma única estrutura lógica subjacente.
É a linguagem usada para afirmar ou negar alguma coisa, para dizer algo sobre o mundo, para apresentar argumentos. ... O uso informativo da linguagem envolve um esforço para comunicar algum conteúdo. O discurso passível de análise lógica chama-se discurso apofântico, isto é, que pode ser verdadeiro ou falso.
É a capacidade humana de unir a linguagem ao pensamento para organizar a realidade. Para Vygotsky, o pensamento deixa de ser biológico, como o dos primatas, para se tornar histórico-social, diferenciando o homem dos outros animais. Sua principal marca é a construção dos significados das palavras.
O pensamento e a fala parecem estar ligados no ato da significação, na atribuição de sentido. Ou seja, a fala não diz sobre o pensamento ou é referência a ele; ela própria é o pensamento e ambos são a significação. O gesto – e, de modo mais específico, a fala – é compreendido e não explicado.
Dizer que a linguagem não apenas representa, mas constrói a realidade é rejeitar a ideia segundo a qual as palavras seriam como “rótulos” para as coisas ou os conceitos. Falar, escrever, desenhar, é atribuir sentido e dar existência ao mundo à nossa volta.
Grego
A língua tem poder sobre toda a sociedade, pois nenhuma sociedade sobrevive sem comunicação. Propaganda, interação interpessoal, levando em consideração que o ser humano é, por natureza, um ser social. A informação e até a própria sobrevivência do homem dependem da comunicação, que é realizada através da língua.
É a capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos. Podemos usar inúmeros tipos de linguagens para estabelecermos atos de comunicação, tais como: sinais, símbolos, sons, gestos e regras com sinais convencionais (linguagem escrita e linguagem mímica, por exemplo). ...
A importância da expressão corporal está justamente em oferecer uma leitura para as mensagens que a comunicação não verbal transmite. Você já parou para pensar quantas recados nas entrelinhas deixou passar por não ter dado bola para um gesto ou uma expressão facial de alguém?
Trabalhando a linguagem corporal com o teatro E mesmo precedendo à própria palavra, a expressão do corpo sempre se fez presente na atuação dos atores. O principal benefício em dominar a linguagem corporal está na coerência com a comunicação verbal, alinhando aquilo que é dito com a sua postura.
E na maioria das vezes fala mais do que você pensa e percebe! A linguagem do corpo é uma forma não verbal de comunicação. ... A linguagem corporal diz por meio da postura, da expressão facial e dos gestos que enviam mensagens diversas com interpretações variadas ao ambiente externo. Ela “comunica” a sua imagem.
Os gestos e os movimentos fazem parte dos recursos de comunicação que o ser humano utiliza para expressar suas emoções e sua personalidade, comunicar atitudes interpessoalmente e transmitir informações. A capacidade de gesticular é universal, faz parte da faculdade humana de se expressar e comunicar (p. 140).
Como forma de expressar a vida, sonhar e brincar com o corpo, esses movimentos podem promover desenvolvimentos orgânicos, sociais e culturais. Ao dançarmos, o corpo desenha formas, conta histórias, denuncia e anuncia, constrói significados, penetra no tempo e no espaço, criando e expandindo-se neles e com eles.
Resposta. 2-Ela aparece na nossa postura, nos gestos, no quão próximo estamos de outra pessoa ao conversar com ela, nas expressões faciais e até no movimento que nossos olhos fazem. 3-sim, porque quando fazemos algo expressamos o que sentimos, seja ela, por cansaso, alegria e entre outros.