A colecistite consiste em uma inflamação da vesícula biliar, geralmente decorrente da obstrução do duto cístico provocada por um cálculo. Normalmente, as pessoas sentem dor abdominal, febre e náuseas. A ultrassonografia geralmente pode detectar sinais de inflamação na vesícula biliar.
Coledocolitíase é a presença de cálculos nos dutos biliares; pode ocorrer formação de cálculos na vesícula biliar ou nos próprios dutos. Esses cálculos causam cólica biliar, obstrução biliar, pancreatite biliar ou colangite (infecção e inflamação biliar).
A colecistite alitiásica aguda (CAA) trata-se de uma inflamação da vesícula biliar sem a evidência de cálculos biliares. É estimado que ocorra em 2-15% de todos os casos de cole- cistite aguda e geralmente se associa a condições de saúde críticas, como pós-operatório, trauma recente grave e queimaduras.
O que é a pedra na vesícula (colecistopatia calculosa)? Pedra ou cálculo da vesícula é uma doença extremamente comum na população mundial. Cerca de 20% das pessoas tem pedra (cálculo) na vesícula.
A colecistite pode ser dividida em duas categorias: a aguda e a crônica. Os dois tipos são diferenciados de acordo com a intensidade e a frequência com que a dor é sentida.
Geralmente, isso é causado pela presença de pequenas pedras, conhecidas como cálculos biliares, mas outras causas também podem estar envolvidas. Doenças da vesícula biliar podem incluir, ainda, inflamação, infecção e obstrução do órgão que armazena bile.
Um tratamento caseiro que pode ser usado para pedra na vesícula é o chá de bardana e boldo, que ajuda a reduzir a inflamação da vesícula e eliminar as pedras. Porém, a pessoa deve avisar ao médico sobre o tratamento caseiro, e este só deve ser feito quando não há sintomas presentes, como a dor abdominal.
Durante uma crise de vesícula deve-se comer alimentos ricos em água e com pouca ou nenhuma gordura, tais como:
Ela ajuda a reduzir o colesterol e, com isso, torna-se benéfica para o funcionamento da vesícula. Já as leguminosas, caso do feijão, grão de bico e ervilha, são fontes de fibras, o que é bom para o fluxo intestinal, algo que ajuda na redução do colesterol e a digestão de gorduras.
Deve ser reduzida a quantidade de gordura na dieta, limitando a ingesta de alimentos fritos, carnes vermelhas gordurosas, leite integral e seus derivados, ovos, vísceras de animais, doces e algumas comidas processadas. Especialmente, devem ser evitados quaisquer alimentos que sabidamente provoquem os sintomas.
Quais os alimentos que posso comer com pedra na vesicula? Você pode comer TODOS alimentos que não sejam muito GORDUROSOS em geral, na forma mais natural possível (comida de verdade). Suco de maçã e limão contém ácidos que colaboram positivamente neste quadro.
Quem tem pedra na vesícula pode comer macarrão normal? Sim, deve apenas evitar bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos, que podem causar dores abdominais e vômitos, até a cirurgia.
Olá, Pode,pois o omeprazol é para ser utilizado em condições onde existem sintomas como azia. Cálculos de vesícula,muitas vezes,devem ser operados,para retirada da vesícula.