A varicocele é uma dilatação das veias dos testículos que provoca o acúmulo de sangue, levando ao surgimento de sintomas como dor, sensação de peso e surgimento de inchaço no local. Normalmente, é mais frequente no testículo esquerdo, mas pode surgir em qualquer um dos lados, podendo, inclusive afetar ambos os testículos ao mesmo tempo, sendo conhecido como varicocele bilateral.
Contato
No exame físico, o testículo em que incide a varicocele pode ter seu volume diminuído e muitas vezes ficar mais amolecido, mostrando claramente que está ocorrendo a perda de células produtoras de espermatozoides.
A causa mais provável de varicocele é um defeito nas válvulas das veias presentes no escroto, logo acima dos testículos, responsáveis por regular o fluxo de sangue de e para os testículos.
Thank you
O tratamento para varicocele geralmente só é recomendado quando o homem apresenta sintomas. Assim, se existir dor ou inchaço exagerado, o urologista pode indicar a ingestão de remédios analgésicos, como Dipirona ou Ibuprofeno, e o uso de suspensórios testiculares.
O varicocele pode ser identificado pelo médico através de um exame de palpação dos testículos, que deve ser feito deitado e de pé, já que em alguns casos o varicocele pode não ser sentido em determinadas posições, devendo-se, por isso, fazer a avaliação em mais do que uma posição.
Como é feito o tratamento
O diagnóstico do varicocelo é, habitualmente, realizado por um médico urologista (especialista em urologia). Numa primeira fase, o diagnóstico é feito através da história clínica do doente e do exame físico.
O varicocelo é uma doença que provoca uma dilatação das veias dentro do escroto. O escroto é um “saco” de pele e de outras túnicas que envolve e protege os testículos. Este órgão também contém as artérias e veias (espermáticas) que entregam sangue às glândulas reprodutivas. O varicocelo ocorre quando existe uma anomalia numa destas veias.
No entanto, se o varicocelo causar dor ou talvez complicações mais graves como a infertilidade, o tratamento é mais complexo. Estes casos requerem um diagnóstico atempado, de modo a que o tratamento seja instituído rapidamente, para que seja possível parar a progressão da doença.
O varicocelo é, muitas vezes, assintomático (não apresenta qualquer sinal ou sintoma), no entanto, com o passar do tempo e à medida que a anomalia progride, alguns sinais e sintomas podem começar a desenvolver-se, a saber:
Como dito anteriormente, os varicocelos ocorrem frequentemente em adolescentes, devido ao crescimento rápido durante a puberdade, com o consequente aumento das necessidades de fluxo sanguíneo a esse nível.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Page:
Porém, em casos de infertilidade, dor que não melhora ou problemas no funcionamento testicular, pode ser necessário fazer uma cirurgia, chamada de varicocelectomia, que permite eliminar de vez o problema.
Um varicocelo, na maioria dos casos, pode ser sentido ou visto quando o doente está de pé e, por isso, o médico especialista pode tentar examinar o escroto enquanto o utente está nesta posição.
Help us improve BMJ Best Practice
A maior parte do testículo compreende túbulos produtores de esperma. Quando danificado, como em casos de presença de varicocelos severos, o testículo atrofia e “amolece”. A razão pela qual isto ocorre não é conhecida, mas as válvulas defeituosas permitem que o sangue se acumule nas veias, o que pode resultar num aumento da temperatura dos testículos, aumento da pressão nas veias e exposição a toxinas no sangue, fatores que podem contribuir para causar danos testiculares.
Um varicocelo pode ser em muitos casos perfeitamente benigno e evoluir favoravelmente, no entanto, em alguns casos pode provocar complicações graves, a saber:
Gestão 2022-23
“(…) o aparecimento da varicocele ocorre junto com a puberdade, ao redor dos 12-13 anos. Desta forma, o acompanhamento do adolescente pelo urologista desde o início da puberdade pode levar a uma detecção precoce da varicocele”.
O calor em excesso nos testículos promovido pela varicocele gera um aumento na produção de radicais livres que não consegue ser combatido adequadamente pelos sistemas antioxidantes. Esse desequilíbrio, por sua vez, gera o que conhecemos como estresse oxidativo. Esse ambiente testicular alterado traz prejuízos importantes à produção e à qualidade dos espermatozoides.
Qualquer que seja a abordagem, o princípio é interromper parcialmente a circulação venosa proveniente do testículo, a jusante a da dilatação que está a causar o problema. Com o tempo o organismo vai encontrando vias alternativas de drenagem do sangue testicular, mas agora já sem a dilatação associada ao varicocelo. Isto também significa que o alívio dos sintomas pode não ser imediato, já que é necessário que o sistema venoso se adapte a esta nova situação, um processo que requer algumas semanas.
A varicocele tem cura através da cirurgia, mas nem todos os casos conseguem alcançar a fertilidade, especialmente se já existirem danos nas estruturas dos testículos. Conheça outras causas que podem provocar infertilidade no homem.
Geralmente, o varicocelo é inofensivo, mas por vezes pode ser associado a problemas de infertilidade, ao prejudicar a produção de espermatozóides. Veja mais informação em “complicações do varicocelo”.
É normal ter varizes no saco?
VARIZES de bolsa escrotal ( pele) não é uma patologia comum, normalmente não tem maiores repercussões e sintomas associados. Não é normal, mas geralmente não se trata de patologia grave. Deve ser feito exame físico cuidadoso para definir o diagnóstico e possível tratamento.
Quem tem varicocele sente dor?
Você, homem, sente uma dor e um aumento de volume em um ou nos dois testículos que irradia para a virilha e piora no clima quente, quando passa muito tempo em pé ou se faz esforços físicos? Fique atento: pode ser varicocele.
Quem tem varicocele pode ter filhos?
O tratamento da varicocele é feito atrtavés de cirurgia, onde as veias dilatadas são amarradas. Porém não são todos os homens com varicocele que tem infertilidade, a maioria dos homens com varicocele tem filhos sem nenhuma dificuldade. E a varicocele não causa nenhum risco de mal formação ao bebê, sendo saudáveis.
O que é varicocele grau 1?
Subclínica: varizes que não visíveis nem palpáveis ao exame físico, sendo detectáveis apenas por ultrassom Doppler. Grau 1: varizes visíveis ou palpáveis apenas durante esforço abdominal, ou manobra de Valsalva. Grau 2: varizes palpáveis. Grau 3: varizes facilmente visíveis, sem necessidade de palpação.
O que é varicocele à esquerda?
Varicocele é o nome dado à dilatação excessiva do conjunto de veias que fazem parte do cordão testicular e que drenam o sangue dessa região. Ela se manifesta geralmente no testículo esquerdo, mas pode ocorrer em ambos ou, mais raramente, somente no direito.
O que fazer para melhorar a varicocele?
O tratamento para varicocele geralmente só é recomendado quando o homem apresenta sintomas. Assim, se existir dor ou inchaço exagerado, o urologista pode indicar a ingestão de remédios analgésicos, como Dipirona ou Ibuprofeno, e o uso de suspensórios testiculares.
O que fazer para amenizar a dor de varicocele?
As formas de correção da varicocele são:
cirurgia aberta: procedimento simples realizado com anestesia geral, durando em média 45 minutos;
cirurgia por laparoscopia: realiza menor incisão, no entanto, a alta hospitalar e o procedimento são mais demorados;
Mais itens...
O que fazer para aliviar a dor da varicocele?
Como é feito o tratamento O tratamento para varicocele geralmente só é recomendado quando o homem apresenta sintomas. Assim, se existir dor ou inchaço exagerado, o urologista pode indicar a ingestão de remédios analgésicos, como Dipirona ou Ibuprofeno, e o uso de suspensórios testiculares.
O que é varicocele causa infertilidade?
Por que a varicocele gera infertilidade no homem? A varicocele gera um aquecimento do testículo contínuo, que por sua vez gera uma grande produção de radicais livres. Esses radicais livres “atacam” as células produtoras de espermatozoides, gerando com o tempo a morte dessas células.
Quais as chances de engravidar depois da cirurgia de varicocele?
Nesse caso, geralmente, o casal é encaminhado para a reprodução assistida. Isso porque, após a cirurgia para correção da varicocele, é necessário período de seis a nove meses para avaliação de melhora dos parâmetros espermáticos, sendo preciso aguardar para recomeçar as tentativas de gestação espontânea.
Qual é o melhor remédio para varicocele?
O tratamento para varicocele geralmente só é recomendado quando o homem apresenta sintomas. Assim, se existir dor ou inchaço exagerado, o urologista pode indicar a ingestão de remédios analgésicos, como Dipirona ou Ibuprofeno, e o uso de suspensórios testiculares.
Como identificar grau de varicocele?
De acordo com o grau de desenvolvimento, as varicoceles são classificadas em:
Grau I (pequenas) – Aquelas que são palpáveis apenas com a manobra de Valsalva.
Grau II (moderadas) – Palpáveis facilmente sem esta manobra.
Grau III (grandes) – Detectadas visualmente e palpadas com facilidade.
Por que a varicocele é mais comum do lado esquerdo?
A preponderância de varicoceles no lado esquerdo está ligada à anatomia da veia gonadal esquerda e constitui base para várias teorias que tentam explicar sua etiologia. Dentre estas, destacam-se: A veia gonadal esquerda é mais longa que a direita e entra em ângulo reto na veia renal deste lado.
Quando surge a varicocele?
A varicocele é uma dilatação anormal das veias na região testicular, principalmente do cordão espermático. Trata-se de um processo semelhante ao que ocorre nas veias varicosas que aparecem nas pernas, por exemplo. A varicocele geralmente surge em homens após a puberdade.
Como tratar da varicocele sem cirurgia?
A embolização de varicocele é o método mais atual e inovador para tratar a varicocele. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, ambulatorial e que exige apenas anestesia local, proporcionando ao paciente a mesma eficiência da cirurgia, mas com um tempo de recuperação muito menor.
Como tratar varicocele grau 3?
O tratamento para varicocele em casos mais severos é a cirurgia para correção, porém os médicos optam por realizar o procedimento apenas em casos em que a infertilidade é grande e que medicamentos ou suplementos podem não favorecer uma recuperação a ponto de conseguir espermatozoides saudáveis para uma futura gravidez.
É possível reverter varicocele?
Esta não é uma doença grave e pode ser completamente revertida se tratada corretamente e no tempo certo, sendo necessário que os homens estejam atentos a alterações em seu corpo. A cirurgia é realizada com auxílio de microscópio cirúrgico, e o paciente geralmente recebe alta no mesmo dia do procedimento.
Como saber o grau de varicocele?
Os graus da varicocele são 3:
Varicocele grau 1> pouca e apenas se constata ao apalpar com tosse ou esforço como sopro por exemplo.
Varicocele grau 2> Facilmente constatável apenas ao apalpar sem esforço.
Varicocele grau 3> Visível, as veias são saltadas e apenas se olhando nota-se a diferença.
O que pode piorar a varicocele?
Tire todas as dúvidas durante a consulta online A varicocele é um defeito nas válvulas das veias que drenam o sangue dos testículos. Sua causa geralmente é congênita, como as varizes e hemorróidas, no entanto a atividade sexual ou períodos de caminhada ou em pé não costumam piorar o quadro.