Os terremotos são mais comumente causados por processos tectônicos e pelos falhamentos da crosta terrestre. Os terremotos são tremores produzidos ao longo da crosta terrestre que geram a vibração da superfície.
Os sismos acontecem porque a camada mais externa da Terra, a litosfera, formada pelos primeiros 100 km de profundidade, é rígida e quebrada em diversos pedaços (placas tectônicas) que não estão parados, mas se movimentando uns em relação aos outros, como se fossem imensas lajotas que, volta e meia, tentam se encaixar.
Sismógrafo é um aparelho que detecta os movimentos do solo, incluindo os gerados pelas ondas sísmicas. ... Estes movimentos são depois registados nos sismógrafos, que geram traçados gráficos denominados de sismogramas.
Para medir a intensidade dos terremotos, é empregado o uso do sismógrafo, aparelho de alta sensibilidade que registra as ondas sísmicas, gerando gráficos que representam as oscilações do terreno em caso de tremor de terra.
Os terremotos – também conhecidos como abalos sísmicos – são tremores que se manifestam na crosta terrestre, a mais externa das camadas da Terra.
Onde ocorrem os terremotos no Brasil? Os terremotos no Brasil não são comuns ou recorrentes, porém, ao ocorrerem, localizam-se numa mesma localidade, na região Nordeste, mais precisamente nos estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.