Abaixo-assinado é um tipo de solicitação coletiva feita em um documento para pedir algo de interesse comum a uma autoridade ou para manifestar apoio a alguém ou demonstrar queixa ou protesto coletivo. Difere do requerimento e da petição, que são solicitações individuais.
Informações sobre o gênero: Nesta aula iremos explorar o gênero petição online. Este gênero textual circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc.
O que deve ter em um abaixo-assinado?
Redação. O abaixo-assinado traz em sua essência o aspecto essencialmente argumentativo, cuja finalidade discursiva é expor posicionamentos acerca de um determinado fato. ... Entre tais modalidades figuram o manifesto, a carta argumentativa e este do qual falamos: o abaixo-assinado.
O abaixo-assinado #LuzNaPraça conseguiu iluminar a Praça Professor Odorico M. de Souza, uma das mais escuras de São Paulo.
Para criar um abaixo-assinado no site Change.org basta fazer um cadastro, escolher o assunto entre os temas disponíveis e atribuir um título à petição e os seus destinatários, que são as pessoas ou organizações que têm o poder de resolver o problema apontado.
Montar uma petição online é muito simples. Basta acessar uma plataforma de sua preferência, se cadastrar e colocar as informações da petição, como título, a que é destinado, o tema, etc. Mas, um dos principais erros de uma petição online é em relação ao tema.
Pega-pegas é o plural de pega-pega.
[Gramática] Pronuncia-se: /péga/. Etimologia (origem da palavra pega). Forma Regressiva de pegar. substantivo feminino Ave da família dos corvídeos, com 50 cm, de plumagem negra com reflexos metálicos; faz seu ninho no topo das árvores, para onde costuma levar objetos brilhantes.
Pega-pega, pique-pega ou apanhada é outra brincadeira que as crianças adoram. O objetivo é simples. O pegador deve correr atrás das outras crianças, que devem evitar de se apanhadas. A criança que for tocada passa a ser a nova pegadora.
Correria que resulta de alguma ação policial. Brincadeira de criança em que uma corre atrás de outra, buscando a pegar (tocar), com um lugar livre onde não se pode pegar; pique.
De modo geral, o jogo consiste em dois tipos de jogadores, os pegadores e os que devem evitar ser apanhados. Cada variante do jogo possui uma forma diferente de se estabelecer como os demais serão pegos, em geral por meio de um toque. Quem for tocado, automaticamente vira o pegador, dependendo do modo da brincadeira.