Em muitos casos, a mancha roxa é a consequência de um hematoma causado por uma pancada ou queda. Ele se desenvolve quando pequenos vasos sanguíneos sob a pele se rompem. Com o impacto, o sangue vaza para os tecidos sob a pele e causa a cor roxa e dor no local.
A equimose é o extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos da pele que se rompem formando uma área de cor roxa e, normalmente, está relacionada a traumas, contusões ou efeito colateral de alguns medicamentos, por exemplo.
Para tratar um olho roxo deve se aplicar compressa fria na área afetada, o que ajuda a reduzir o inchaço e contrai os vasos sanguíneos, o que por sua vez, interrompe o sangramento abaixo da pele.
O derrame ocular, ou hiposfagma, é caracterizado pelo rompimento de minúsculos vasos sanguíneos localizados na conjuntiva, causando uma mancha vermelha de sangue no olho. A conjuntiva é uma fina película transparente que recobre a parte branca dos olhos chamada de esclera.
Normalmente, uma mancha vermelha no olho ocorre quando o sangue se acumula sob a conjuntiva devido a uma hemorragia subconjuntival. A conjuntiva é a membrana transparente que cobre a superfície do olho. A conjuntiva contém minúsculos vasos sanguíneos que podem se romper ou vazar após aumentos súbitos de pressão.
A vermelhidão associada aos olhos vermelhos vem de vasos sanguíneos expandidos na superfície do olho devido a uma inflamação, geralmente de algum tipo de irritação ou infecção. Na maioria das vezes a inflamação que provoca olhos vermelhos ocorre na membrana que recobre o branco dos seus olhos e que reveste a pálpebra.