O Gênero Lírico é um dos três gêneros literários, ao lado do gênero dramático e épico. No tocante à forma, o gênero lírico é basicamente composto por poesia (texto em verso), em detrimento dos outros gêneros que são encontrados mais na prosa. ...
Na Grécia Antiga, dois tipos de textos dramáticos eram produzidos: a tragédia e a comédia.
Estrutura do texto dramático Os textos dramáticos estão subdivididos em atos e cenas e apresentam o nome da personagem que dialoga antes da sua fala, marcando assim a sua entrada em cena. Normalmente segue uma sequência linear de: situação inicial, complicações com um ponto culminante (tensão) e desfecho.
Na Grécia Antiga, eram considerados três gêneros literários: épico, dramático e lírico. No gênero épico, a narrativa concentra-se em grandes heróis e descreve a ação como histórias de guerra, batalhas grandiosas, aventuras de longos períodos, etc. O gênero dramático denominava a representação teatral.
Sendo por muito tempo dividido em três categorias: épico, lírico e dramático. Tal divisão foi proposta na Grécia antiga (384 - 322 a.C.) pelo filósofo grego Aristóteles. Atualmente, os estudiosos optam por classificá-los em: narrativo, dramático e lírico, visto que não se prioriza mais o gênero épico.
Antes mesmo de utilizarem a escrita para fins literários, os gregos já faziam poesia para ser cantada ou recitada. Seus temas eram os mitos, em parte lendários, baseados na memória difusa de eventos históricos, além de um pouco de folclore e de especulação religiosa primitiva.
Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. Vale salientar também que, atualmente, os textos literários são organizados em três gêneros: narrativo, lírico e dramático. Não pare agora...
Tipos textuais:
Para organizar o trabalho com um gênero textual em sala de aula, propomos a seguinte seqüência didática: