CALMS – Um Framework que estabelece os Pilares do DevOps. O CALMS é um acrônimo para Culture (Cultura), Automation (Automação), Lean (Metodologia Lean), Measurement (Mensuração) e Sharing (Compartilhamento).
O profissional especialista em DevOps (Desenvolvimento & Operações, de maneira simplificada) é aquele que atua na integração entre as equipes de desenvolvimento de software, especialmente nas áreas de desenvolvimento e operações, integrando e monitorando suas atividades para buscar um desempenho mais otimizado e ...
As 3 maneiras do DevOps
O DevOps é uma metodologia que visa a integração entre os setores de desenvolvimento e operações. O objetivo é agilizar e otimizar a criação e o gerenciamento da estrutura das aplicações.
Para ter sucesso na aplicação de práticas DevOps, não tente mudar tudo de uma vez. Ao contrário, implemente apenas um processo/automação, passe a monitorar e medir este e depois vá para uma segunda evolução. Tal qual os passos para a implantação de testes automatizados, cresça de forma consistente.
A estratégia de DevOps facilita as etapas das atividades que precisam ser executadas. O trabalho flui de maneira mais rápida e produtiva. Essa otimização dos processos é boa para toda a equipe e também melhora a performance da empresa.
A ideia é trabalhar em pilotos e começar com projetos pequenos, para entender a cultura e então expandir. Seja como for o seu processo para implantar DevOps, o foco deve ser em eficiência, estrutura e uma cultura que perpetue dentro da empresa.
O DevOps é uma cultura que promove a colaboração entre todos os participantes envolvidos no desenvolvimento e na manutenção do software. O Agile pode ser descrito como uma metodologia de desenvolvimento criada para manter a produtividade e promover versões com a realidade comum de necessidades em constante evolução.
Entre os usos mais notáveis da IA no DevOps está a compreensão de onde surgem problemas em integração contínua (CI) ou desenvolvimento contínuo (CD), para identificação e resolução de problemas, ou para melhoria do trabalho com dados coletados de clientes, diz Elliot.
Maior controle e gestão de dados As empresas que fazem uso da IA com soluções de dados em nuvem têm mais chances de escalar suas aplicações para definir padrões do setor e impulsionar a inovação, maximizando os ativos que já possuem.
O aumento na coleta de dados em massa impulsionou a IA Mas é essa a ideia central para entender o Big Data, conjunto massivo de dados que serve de base para o aprendizado dos mais diversos softwares, como o machine learning. Essa revolução dos dados favoreceu o cenário da inteligência artificial.
Uma abordagem shift-left para testes garante que os bugs sejam detectados no início do ciclo de release. Isso reduz o esforço e o custo de corrigí-los.
A equipe do DevOps tocará todos os pontos do ciclo de vida do serviço, desde os requisitos até o planejamento, implantação e manutenção. ... O pipeline de implantação deve integrar integração contínua, desenvolvimento contínuo, testes contínuos e implantação contínua em uma única entidade.
Ciclo de vida do software é o termo utilizado para definir o conjunto de etapas que ocorrem entre a concepção de um sistema e o instante em que ele é descontinuado pelo desenvolvedor.
Todos os projetos de sistema de informação, independente de tamanho, tecnologia ou complexidade, têm um ciclo de vida, conhecido como ciclo de desenvolvimento de sistemas de informação. Esse ciclo compreende: definição, análise, projeto, implantação, operação e manutenção.
A este processo chamamos Ciclo de Vida dos Sistemas de Informação. Neste trabalho, propomos um ciclo de vida constituído por quatro fases, a decisão de adopção e aquisição, a implementação, o uso e manutenção e o declínio.
Com vimos, segundo os ensinamentos de Sommerville, as quatro atividades que devem estar incluídas em qualquer processo de software são: especificação, projetos e implementação, validação e evolução.
Desenvolvimento de Software – diferentes métodos, mesmos pilares
Existem dois tipos de classificação de requisitos, são eles: Requisitos Funcionais (RF) e Requisitos Não-Funcionais (RNF). Os requisitos funcionais referem-se sobre o que o sistema deve fazer, ou seja, suas funções e informações.
Implementação é a fase do ciclo de vida de um software (programa computacional, documentação e dados), no contexto de um sistema de informação, que corresponde à elaboração e preparação dos módulos necessários à sua execução.
A especificação de requisitos de software é a etapa do desenvolvimento que determina o sucesso de um software. É o que define os objetivos e funções que um software precisa executar, bem como as que ele não pode ter (restrições).
Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas. ... Em um computador, o software é classificado como a parte lógica cuja função é fornecer instruções para o hardware.
A principal função do ciclo de vida do desenvolvimento de software é indicar as fases, atividades, entregas e responsabilidades de cada envolvido no processo de desenvolvimento de software. De forma geral o CVDS possui cinco fases principais em qualquer um dos modelos de desenvolvimento adotados.
O ciclo de vida de um software é uma estrutura que indica processos e atividades envolvidas no desenvolvimento, operação e manutenção de um software, abrangendo de fato toda a vida do sistema. Neste ciclo, existem modelos que definem como o software será desenvolvido, lançado, aprimorado e finalizado.
Ciclo de vida de software refere-se aos estágios de concepção, projeto, criação e implementação de um software. Em qual fase do ciclo de vida de software são definidas as questões técnicas, como banco de dados, localização, hardware e linguagens de programação? Na fase de projeto.
Agiliza processos Com ferramentas que ampliam o potencial do gerenciamento de recursos e tarefas, o ALM permite um desenvolvimento mais acelerado de softwares, integrando os processos de forma simplificada e agregando um workflow (fluxo de trabalho) de maior fluidez.