DBP: diâmetro bi-parietal, medido em exames de ultrassom do feto. Distância entre as regiões parietais (laterais) do crânio.
Objetivo: avaliar a eficácia do diâmetro transverso do cerebelo (DTC), por meio da ultra-sonografia, na evolução do crescimento fetal e relacioná-lo com a idade gestacional, diâmetro biparietal (DBP), circunferência cefálica (CC), circunferência abdominal (CA) e comprimento do fêmur (CF).
Uma maneira simples de calcular o tamanho do bebê é multiplicar o tamanho do fêmur por 7. Outro método mais preciso, porém mais complexo seria multiplicar o comprimento do fêmur em milímetros por 0,59 e depois somar 6,18 para descobrir o comprimento fetal em centímetros.
O comprimento do fêmur é a medida realizada de uma extremidade a outra do osso da coxa do feto. Esta medida é usada para o cálculo da idade fetal, assim como para avaliar o seu desenvolvimento.
Fetos de 37 semanas têm o fêmur medindo mais ou menos isso sim, são 6,8 cm. Nessa idade gestacional medem normalmente entre 6,3 a 7,3 cm.
No início desse período, ele apresenta aproximadamente 12 centímetros, e 110 gramas; e, ao fim da 20ª semana, mais ou menos 16 cm, e 290g.
Nessa fase da gravidez, a mãe já sente a movimentação fetal e o útero se apresenta aumentado até o umbigo da gestante, com uma média de 20 cm a partir do púbis. Normalmente o bebê mede cerca de 16 cm da cabeça às nádegas e pesa aproximadamente 300 g.
Neste momento o bebê pode estar simplesmente com as costas para um lado, e as mãozinhas e pezinhos para o outro, dando a impressão de que a barriga foi toda para um lado só. Por isso é comum nos fóruns de gestantes muitas indagações sobre a barriga de grávida.
Como os órgãos do bebê ainda não estão maduros, seu diafragma se contrai às vezes, o que provoca o soluço fetal. Em última instância, trata-se de um espasmo. O diafragma é o músculo que, através da distensão e contração, é responsável por ajudar na respiração. Ele separa a cavidade torácica da abdominal.
O soluço é uma respiração com espasmos provocada pelo súbito fechamento da glote (abertura localizada na laringe, que serve de passagem de ar para os pulmões) junto com uma contração repentina e involuntária do diafragma, músculo que separa o tórax do abdome e está relacionado à respiração.
9 dicas para parar o soluço