O ortocentro encontra-se na região interna do triângulo se este é acutângulo, coincide com o vértice do ângulo reto se for retângulo e encontra-se fora do triângulo no caso deste ser obtusângulo.
Ortocentro. O ortocentro é a intersecção das alturas relativas aos três vértices, ou seja, é ponto de encontro entre todas as alturas de um triângulo.
Definição 1.
Uma dessas propriedades é que da intersecção das três alturas de um triângulo, obtém-se um ponto denominado ortocentro, que é único em um triângulo. Ao unirmos os pés dessas alturas, obtemos um novo triângulo denominado triângulo órtico, justamente por ser obtido através da construção do ortocentro.
1 – Tracemos um triângulo ABC qualquer.
Triângulo Escaleno: Área e Perímetro
No caso do triângulo equilátero, é possível desenvolver uma fórmula que relaciona a altura à medida do lado do triângulo. Portanto, se um triângulo equilátero possui lado l, sua altura medirá l√32.
Resposta: a altura desse triângulo vale 4√3 metros.
Todos os ângulos externos que constituem um triângulo equilátero medem 120°. Sendo o ângulo externo e o interno suplementares a soma de ambas as medidas é equivalente a 180°e qualquer ângulo externo mede 120°.
O centro C da circunferência é o ortocentro e baricentro do triângulo equilátero. Logo, seu comprimento equivale a 1/3 do valor da altura do triângulo. Ou seja, Dessa forma, podemos constatar, também, que o raio r equivale a 2/3 do valor da altura do triângulo.
Pois é, por isso podemos dizer também, que o raio R da circunferência circunscrita ao triângulo equilátero, é igual ao dobro do raio da circunferência inscrita nesse mesmo triângulo, ou seja, é igual ao dobro do apótema r.
Resposta. Portanto, h = R*3/2 ==> h = 7.
6. (Efomm 2018) Qual é a área de uma circunferência inscrita em um triângulo equilátero, sabendo-se que esse triângulo está inscrito em uma circunferência de comprimento igual a 10π cm ? O raio da circunferência de comprimento igual a 10π cm é R, então, 2πR = 10R → R = 5 cm.
No teorema de Pitágoras, é demonstrado que existe uma relação entre os lados de um triângulo retângulo. A soma do quadrado dos catetos é igual à hipotenusa ao quadrado. A hipotenusa é o maior lado oposto ao ângulo de 90º (no nosso caso, o lado que mede l), e os catetos são os outros dois lados.
No caso dos triângulos, a área é medida através da metade do produto da base pela altura, de acordo com a fórmula: , com b medida da base e h medida da altura.
Área é o espaço interno de qualquer figura geométrica plana. Uma das maneiras de calcular a área de um losango é multiplicando-se as suas diagonais e dividindo o resultado obtido pela metade, veja: Onde D é a medida da diagonal maior e d a medida da diagonal menor.
Para encontrar a área de um triângulo retângulo, basta dividir por 2 o resultado da multiplicação da base (b) pela altura (h). A área é sempre calculada em centímetro quadrado (cm²), metro quadrado (m²) ou quilômetro quadrado (Km²).
Explicação passo-a-passo: Se o triângulo é equilátero,ele possui todos os lados e todos os ângulos iguais,então se um lado mede 7cm sucessivamente os outros dois terão a mesma medida.
Resposta. Logo cada lado tem 55cm!
Se todos os lados lados medem 6 cm temos portanto um triângulo Equilátero. Então, para calcular o perímetro basta você multiplicar um dos lados por 3: 3 * 6 = 18cm.