O armazenamento é uma parte do ciclo da cadeia farmacêutica, onde a finalidade é garantir a qualidade dos medicamentos por meio de uma estocagem adequada. A boa conservação dos medicamentos gera credibilidade das indústrias farmacêuticas com seu consumidor final, o paciente.
Mantenha os medicamentos em lugares secos e frescos, seguros e específicos para este fim, fora do alcance de crianças e animais. Evite guardar os medicamentos com produtos de limpeza, perfumaria e alimentos. 2. Guarde na geladeira apenas os medicamentos líquidos, conforme orientação de um profissional de saúde.
Não guarde medicamentos na porta da geladeira (já que a temperatura pode variar neste local) ou próximo do congelador. 3. Se utilizar porta comprimidos para guardar os medicamentos, deixe somente a quantidade suficiente para 48 horas. Os recipientes devem ser cuidadosamente mantidos limpos e secos.
Para manter o alimento longe de vermes indesejados, ele deve ser mantido mesmo cru dentro da geladeira. Acredite se quiser, mas xarope para tosse e colírio estão entre os medicamentos que ficam melhor preservados sob refrigeração.
Dura sete dias na geladeira, no oitavo dia deve ser desprezado.
Em nosso país, portanto, o mais indicado é mantê-lo em geladeira. Se após o tratamento ela mantém quadro febril deve-se considerar que o medicamento falhou porque perdeu efeito ( o mais provável) ou porque não seria mesmo eficiente para o tratamento da bactéria que, especificamente, acometia sua filha.
Uma vez aberto e reconstituido com agua, a medicação mantem suas caracteristicas por 7 dias em temperatura entre 2 e 8 C (temperatura de geladeira , não pode ser freezer). Fora destas temperaturas , o remédio muda a sua cor o que prova que mudou o seu efeito.