Um problema comum em trigonometria é achar um ângulo cujas funções trigonométricas são conhecidas. Problemas deste tipo envolvem a computação de funções arco, tais como arcsen x, arccos x, arctg x, e assim por diante.
é a função arco seno, ou seja, é a função inversa do seno. Para y ∈ [ − π 2 , π 2 ] ,y = arcsen(x), se e só se, sen(y) = x . 2 ) . = {x ∈ R : 2 ≤ x ≤ 4} = [2,4].
Seno e co-seno no círculo trigonométrico Logo: sen α = α 1 o seno de a é o cateto oposto sobre a hipotenusa.
Bem, essa aí você me pegou (ou não, vamos ver). Na minha calculadora tan-1 seria o inverso de Tan. Então Tan-1= 1/Tan. ... tan-1 é realmente o inverso de Tangente que também é o Arco da Tangente que retorna um valor em Radianos...
Para expressar o arco tangente em graus, multiplique o resultado por 180/PI( ) ou use a função GRAUS.
isto é, quando dois ângulos são complementares, o seno de “um” é cosseno do “outro”. ou seja, a tangente de “um” é o inverso da tangente do “outro”.
Para realizarmos a operação inversa, isto é, encontrarmos o ângulo correspondente ao valor da razão trigonométrica, digitamos o valor do seno, cosseno ou tangente e apertamos as teclas SHIFT e SIN–1.
A tangente admite alguns valores notáveis que a calculadora é capaz de determinar em formas exatas. Aqui está a tabela de valores notáveis da tangente mais comum : tan(0)=0. tan(π6)=tan(π6)=√33.
Tabela Trigonométrica
O maior lado do triângulo fica sempre oposto ao maior ângulo, que é o ângulo de 90°. Esse lado recebe o nome de hipotenusa e será representado aqui pela letra a. Os demais lados do triângulo são chamados de catetos e serão aqui representados pelas letras b e c.