Perda completa da função visual. Cegueira. A amaurose pode ser unilateral ou bilateral, dependendo a unilateral de uma lesão do globo ocular ou do nervo ótico e a bilateral também de lesão bilateral dos centros visuais.
Analisado o conceito de pessoa com deficiência, indaga-se se a pessoa com visão monocular enquadra-se nessa definição. A visão monocular consiste na cegueira unilateral, isto é, a condição de um indivíduo enxergar com apenas um olho, devendo ser classificada como deficiência visual.
A amaurose fugaz é um ataque isquêmico transitório da retina que pode aparecer como um preditor de doenças isquêmicas e não isquêmicas.
Neuropatia óptica isquémica (NOI) corresponde a uma perda súbita de visão central, visão lateral ou ambos devido a uma diminuição ou uma suspensão do fluxo sanguíneo para o nervo óptico do olho. Para ver, o nervo óptico conduz impulsos do olho para o cérebro, onde são interpretados como imagens.
Algumas vezes a cegueira é hereditária. Uma lesão nos olhos ou no cérebro também pode provocá-la. Contudo, algumas doenças e distúrbios são as principais causas da cegueira. Entre eles estão a catarata, o glaucoma, a degeneração macular e o diabetes melito.
Xeroftalmia ou olho seco é uma doença caracterizada pela não produção de lágrimas e consequente dificuldade de enxergar, principalmente durante a noite. É uma avitaminose causada pela falta da vitamina A, uma vitamina lipossolúvel, ou seja, que se dissolve na presença de gordura.
A catarata é uma doença caracterizada pela lesão ocular que causa opacidade do cristalino. O cristalino é uma lente natural do olho que tem como finalidade focalizar as imagens na retina. A catarata causa perda na transparência dessa lente, tornando-a opaca e com coloração esbranquiçada.
O ceratocone é causado por uma diminuição dos antioxidantes que protegem a nossa córnea. Se o nível de antioxidantes é baixo, o colágeno enfraquece e a córnea fica para fora. E quando a córnea sofre qualquer alteração na sua transparência e curvatura, isso pode acabar comprometendo a nossa visão.
Catarata A catarata é geralmente causada pelo envelhecimento. Nesta doença, o cristalino se torna mais opaco o que impede a passagem de luz para a retina. A progressão da doença pode levar a perda da visão. Ainda nos dias atuais, é a principal causa de cegueira no mundo.
O tratamento indicado costuma ser o uso de óculos com lentes divergentes ou negativas. Esse formato das lentes garante a convergência correta dos raios de luz (mais para trás), de modo a chegar na retina. O exame de mapeamento de retina é muito importante para prevenção de doenças da retina em pacientes míopes.
Infelizmente qualquer pessoa pode ficar cega. Em pessoas saudáveis é muito raro que alguma doença cause cegueira. Sempre devemos lembra do risco de um acidente machucar os olhos e causar um dano irreversível. Esta é uma causa frequente de cegueira em jovens: acidentes.
É usado o termo “cegueira” quando a pessoa tem uma visão muito baixa no melhor olho com a melhor correção. A cegueira pode ser transitória, quando ocorre a perda da visão apenas por um intervalo indefinido de tempo, ou definitiva, quando a condição se torna permanente e irreversível.
Retinopatia diabética avançada; Neurite óptica; Ambliopia – conhecida comumente por olho preguiçoso; Degeneração macular relacionada à idade.
"Olhos leitosos e esbranquiçados" somente são observados quando a córnea está afetada. Essa estrutura ocular é geralmente transparente permitindo a visualização da íris, que determina a cor dos olhos. Quando afetada a córnea se torna opaca, resultando no aspecto que você descreveu.