“Aja” é a flexão do verbo “agir”, conjugado na 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou do imperativo afirmativo (aja ele). ... “Haja” é a flexão do verbo haver na 1ª e 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou do imperativo afirmativo ou negativo (haja você, não haja você).
Aja se refere ao verbo agir; e haja, ao verbo haver Não pare agora...
A forma correta da expressão é "haja vista", já que a palavra "vista", nesse caso, é invariável, pois faz referência a vista, com sentido de "olho". Devemos escrever haja com "j", pois é uma flexão do verbo "haver" na terceira pessoa do imperativo afirmativo.
O estímulo e o contato com a leitura podem vir de diferentes maneiras”. Para ler é preciso ter acesso ao livro. ... É importante abrir as portas das bibliotecas ou salas de leitura, mas se não tiver um estímulo, não será o suficiente. Nem sempre o caminho da leitura é fácil, é preciso que haja mediação, incentivo.
Ler ajuda a desenvolver a imaginação, potencializa a interpretação de fatos, estimula a memória e o raciocínio, desenvolve a capacidade de argumentação e fundamenta o saber. ... Para quem está estudando e se preparando para a graduação, o hábito da leitura é um excelente diferencial diante da concorrência dos vestibulares.
Além de aumentar o conhecimento, o hábito da leitura aprimora o vocabulário e ajuda na construção textual. ... Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação.
Desenvolvimento da linguagem O hábito da leitura estimula a verbalização na medida em que melhora a compreensão de mundo, enriquece o repertório, aumenta as referências culturais, amplia o vocabulário e, naturalmente, desenvolve a capacidade de expressão (oral e escrita) da criança.
Essa atividade, quando realizada com bebês, permite que o filho se sinta mais seguro e calmo, pois ele consegue identificar a voz dos pais. Além disso, o ato de ler para seu filho é uma excelente forma de estreitar o relacionamento, criando uma sensação de intimidade e bem-estar entre os familiares.
As férias escolares podem ser uma boa oportunidade para colocá-las em prática!