O Luteranismo é o nome do conjunto de interpretações feitas por Martinho Lutero (1483-1546), ao cristianismo, durante a Reforma Protestante, iniciada na Alemanha. O Calvinismo surge num segundo momento da Reforma Protestante, na França, com João Calvino.
Resposta. O catolicismo critica o acúmulo de bens e de capital, considerando a riqueza quase um pecado, enquanto a luteranismo acredita que a riqueza, advinda de um trabalho honesto obviamente, dignifica o homem e o aproxima de Deus.
Para o catolicismo, não é necessário negar a autoridade da Igreja para salvaguardar a autoridade da Bíblia. O protestantismo não reconhece senão a autoridade das Escrituras, negando a tradição católica e apregoa o livre exame das Bíblia sem a intermediação da Igreja.
O Catolicismo é a maior comunidade cristã cuja entidade principal é representada pela Igreja Católica. ... O protestantismo é um dos ramos do cristianismo cujas origens remetem a tentativa de Reforma da Igreja Católica proposta por Martinho Lutero.
São muitas. Enquanto os católicos seguem fielmente o papa, os ortodoxos possuem maior independência: a única função do patriarca – o cargo mais alto em sua hierarquia – é manter a unidade da Igreja. As cruzes também não são iguais: a dos ortodoxos tem três barras.
A relação entre o poder imperial e a igreja ortodoxa no império bizantino era de harmonia e apoio, visto que o cristianismo foi a religião oficial dos bizantinos. Na época, se desenvolveu o viés ortodoxo, que apoiava o imperador e vice-versa.