A afasia motora transcortical é tipicamente causada por um acidente vascular cerebral localizado perto da área de Broca, logo à sua frente. Afasia Sensorial Transcortical: Os sobreviventes de derrame com esse tipo raro de afasia não conseguem compreender o que os outros dizem, mas podem falar fluentemente.
Principais causas doenças infecciosas (como a meningite); doenças degenerativas (como a esclerose múltipla ou as demências); acidentes com traumatismo cranioencefálico; tensão metabólica (intoxicações);
Foi descoberta em 1861 pelo cientista francês Paul Broca e denominado por David Ferrin como Aire de Broca - centre moteur de la parole (área de Broca - Centro motor da fala). Broca descobriu a ligação entre a fala e uma região específica do cérebro ao fazer, em 1861, a autópsia de M.
Quando uma pessoa perde a linguagem oral falada e/ou escrita após um episódio de lesão cerebral denomina-se afasia. O grau de comprometimento é variado dependendo da extensão da lesão, das condições de saúde do paciente, das capacidades cognitivas deste, do local atingindo, entre outros.
Alguns exercícios que se podem fazer para melhorar a gagueira são:
Alguns dos fatores que favorecem o aparecimento da gagueira, são: Genética: Existem comprovações cientificas da presença de genes envolvidos no surgimento e manutenção da gagueira, por isso, é comum ter mais de um membro da mesma família com a condição.
Linguagem: na gagueira do desenvolvimento, a criança emite fonemas (letras) e sílabas, principalmente no começo da palavra. Por outro lado, na disfluência, a criança tem problemas com a palavra inteira, partes de frases ou frases inteiras.
Definição no DeCS/MeSH: A gagueira é um distúrbio dos padrões normais de tempo e fluência da fala sendo inapropriado para a idade do indivíduo. Este distúrbio é caracterizado por repetições frequentes ou prolongações de sons ou sílabas.
A gagueira infantil pode ser percebida entre os 2 e 3 anos, que corresponde ao período de desenvolvimento da fala, através do aparecimento de alguns sinais frequentes como dificuldade para concluir uma palavra e prolongamento de sílabas, por exemplo.
A disfemia também denominada disfluência, popularmente conhecida como gagueira, é uma desordem da fala, um distúrbio que provoca dificuldade em se expressar por meio da fala. Por isso, cientificamente a terminologia correta para se referir a gagueira é a disfemia.
Por que gagos não gaguejam quando cantam? Porque a parte do cérebro usada no canto é diferente da da fala. “O cérebro tem dois sistemas pré-motores: o medial e o lateral. ... Então, mesmo que haja um problema na área da fala, ele pode não afetar a cantoria.
Porque o texto e o ritmo da canção já estão memorizados por eles. Assim, o gago não sofre tanto com a expectativa de que vá errar ou não ser entendido pelas outra pessoas a seu redor. Ele não precisa se preocupar com a elaboração do discurso, nem com a reação de quem ouve, e canta com facilidade.
Como ajudar
Dados do Instituto Brasileiro de Fluência revelam que cerca de 2 milhões de brasileiros são gagos ; e pelo menos 9 milhões passam pelo problema momentaneamente. O fator genético é a causa mais conhecida. O mal normalmente atinge mais de uma pessoa na mesma família. ;Trata-se de um distúrbio de fluência.
No Brasil a gagueira afeta cerca de 2 milhões de pessoas. No mundo essa população pode chegar a 70 milhões.
O fonoaudiólogo é o profissional devidamente capacitado a avaliar e tratar os transtornos da fala, entre eles a gagueira. A disfemia, conhecida popularmente, como gagueira ou gaguez, é a mais comum desordem de fluência da fala.
A disartria é a perda da capacidade de articular as palavras de forma normal. É uma condição neurológica que causa uma alteração na pronúncia ou articulação da fala.