A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
A partir daí, surgiu o conceito de que administrar é um processo de tomar decisões. De acordo com Henri Fayol, essas decisões se encontram agrupadas em cinco categorias, que são: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Administração aplicada à enfermagem é saber planejar, coordenar, organizar, liderar e supervisionar uma assistência adequada ao paciente para garantir o seu bem estar... É uma ciência que vai ensinar para o indivíduo além de ver o homem em seu bio-psico-sócio-econômico irá orientar sua equipe como executar isso.
A gestão hospitalar deve ser corretamente alocada nos hospitais para gerar otimização nos processos. ... Todos os departamentos, equipe e equipamentos precisam estar sintonizados, integrados, em pleno funcionamento para que tudo saia dentro do planejado e o hospital possa cumprir o seu papel de salvar vidas.
A gestão de serviços de saúde deve ser implantada nos estabelecimentos clínicos para facilitar os processos assistenciais, redução de custos e, até mesmo, na melhoria da prática de humanização do atendimento.
Finalidade CME: Concentrar os artigos e instrumentais esterilizados ou não tornando mais fácil o seu controle, conservação e manutenção. Padronizar técnicas de limpeza, preparo, acondicionamento e esterilização.
A esterilização é um processo que visa destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar produtos, materiais e objetos voltados para a saúde. Portanto, são eliminados durante a esterilização organismos como vírus, bactérias e fungos.
ESTERILIZAÇÃO DE MATERIAIS: A esterilização de materiais clínicos pode ser realizada através de métodos químicos ou físicos. ... A esterilização física pode ser conseguida através de métodos ou equipamentos que empregam calor seco (por exemplo, estufa) e através de vapor saturado (por exemplo, autoclaves).
Autoclave: Saiba o que são e quais os principais tipos existentes
Tipos de esterilização a) Métodos físicos: Calor úmido: autoclavagem, pasteurização e tindalização; • Calor seco: flambagem e estufa de ar quente; • Filtração: microfiltração em membranas (0,2 µm); • Radiação não-ionizante: radiação ultravioleta; • Radiação ionizante: raios gama e raios X de alta energia.
De acordo com a pressão oferecida a temperatura varia. A temperatura dos ciclos das autoclaves Cristófoli são: 121o C, 129o C e 134oC. Portanto para que a esterilização aconteça é necessário o contato do vapor (na temperatura certa pelo tempo adequado) com o material a ser esterilizado.