Em 2019, a montadora anunciou o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), depois de 52 anos. Ali a Ford montava caminhões e o Fiesta, um de seus modelos de maior sucesso. ... A Ford já tinha acenado que deixaria de produzir hatches e sedãs — sendo a única exceção a Europa.
A Ford, que fechou 2020 como a quinta maior montadora do Brasil – 7,1% do mercado, de acordo com dados da Fenabrave, federação que reúne os concessionários do País -, afirma que não encerra sua história neste 11 de janeiro de 2021.
De acordo com o comunicado da Ford, a decisão foi tomada no processo de reestruturação global da marca e que o fechamento das fábricas acontece após anos de redução das vendas no País. Em 2019, a Ford encerrou as atividades na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e deixou de vender o modelo Fiesta.
Oficialmente, os motivos para a decisão de sair do Brasil foram a "continuidade do ambiente econômico desfavorável" e "pressão adicional causada pela pandemia" de covid-19, mas a sua perda de competitividade no Brasil — um país onde a montadora chegou a fundar em 1928 uma cidade no interior do Pará, a Fordlândia, para ...
O sinal mais forte de que a Ford Brasil estava gravemente doente foi dado há menos de dois anos, no dia 19 de fevereiro de 2019, quando a empresa decidiu sair do negócio de caminhões e fechou a histórica fábrica do ABC paulista.