Ingerir farinha de trigo vencida pode não necessariamente fazer mal, mas com certeza é desaconselhável, pois o produto já ultrapassou o limite de tempo recomendado pelos órgãos do governo e pelo próprio fabricante.
A farinha, quando vencida pode formar alguns fungos e bactérias podendo causar uma terrível diarréia e dor abdominal. Mas é claro que aquela farinha que venceu à apenas dois dias pode ser consumida, pois nem sempre a data de validade encontrada na embalagem é exatamente a que o produto irá vencer.
Para armazenar farinha integral você pode fazer o mesmo processo do anterior, deixando por 48 horas no freezer. Depois transfira a farinha para um recipiente hermético. A grande diferença aqui é que você deve guardar na geladeira a farinha integral por até seis meses, ou no freezer por até um ano.
A farinha de trigo pode ficar tanto na temperatura ambiente quanto na geladeira. Se você resolver deixar em temperatura ambiente coloque o pacote fechado dentro de recipiente hermético, que fique bem vedado, em local fresco, escuro e seco. Armazenando assim ela irá durar até um ano sem perder suas propriedades.
Encha garrafas de trigo, milho ou feijão. Limpe a boca de cada garrafa com um pano seco e rosqueie bem a tampa para fechá-la. Armazene o produto em local fresco, seco e protegido da luz.
A melhor maneira de armazenamento da farinha de mandioca é colocando dentro de recipiente hermético em local escuro, fresco e seco. Não deve ficar perto de fogão ou micro-ondas, pois aquecem.
Geladeira. A geladeira pode ser utilizada para armazenar feijão, sem risco de que o alimento estrague ou mofe, por exemplo. Para isso, coloque os grãos em um saco plástico bem fechado e guarde na gaveta localizada na parte inferior da geladeira.