1 Armadilha para apanhar pássaros, feita de pauzinhos ou talas de bambu dispostas em forma de pirâmide; urupuca.
Arapuca é um artefacto sul-americano de origem indígena, o qual consiste numa armadilha com formato piramidal destinada a pegar aves vivas, pequenos mamíferos ou outros animais de caça e as mesmas são armadas sempre de modo a atrair as presas, não existindo nada que possa assustá-las ou fazer com que fiquem arredias.
A arapuca abrange tanto a captura de aves como recurso alimentar, como também aves criadas como animais de estimação.
Significado de Tabajara substantivo feminino e masculino Nativo dos tabajaras; indígena que pertence aos tabajaras, povo indígena que habitou algumas regiões litorâneas do Brasil, especialmente em alguns estados nordestinos. [Etnologia] Grupo indígena que vive na região do município de Viçosa, no estado do Ceará.
Na língua tupi, falada por todos os habitantes do nosso país nos primeiros 200 anos de colonização, “itá” significa “pedra”. Esse prefixo é bastante comum, porque tanto os nativos quanto os bandeirantes usavam referências da natureza para batizar as áreas onde moravam ou por onde passavam.
uma jangada. Membrura, membura, papu. 2-filho (filhote) pelo lado materno.
Do guarani surgiram expressões como congonha (de caá, depois congoin [em tupi], que significa erva-mate, mato); cuia (de caigua); carijo (de cari, local onde se colocam os galhos da erva para secar ao calor do fogo) e tererê (do guarani jacubi, que era mate de água fria).
e “or”.