O planeta Terra, na verdade, não é exatamente redondo, ou seja, ele não forma uma esfera perfeita. O mais correto é dizer que ele possui um formato geoide, mais próximo à forma de uma elipse, o que se explica em razão do achatamento do planeta nos polos em função do movimento de translação.
Como todos os corpos do Universo, a Terra também não está parada. Ela realiza inúmeros movimentos. Os dois movimentos principais do nosso planeta são o de rotação e o de translação, cujos efeitos sentimos no cotidiano.
A Terra realiza, ao todo, catorze movimentos, incluindo aqueles que ocorrem com o Sistema Solar, a Via Láctea e o universo, que está sempre em movimento e expansão. No entanto, para nós, um dos mais importantes movimentos é a rotação, que nada mais é do que o “giro” que a Terra executa em torno de si mesma.
A Terra gira em torno do Sol porque continua mantendo o movimento da nuvem de partículas que a formou e porque tem uma órbita estável, graças ao equilíbrio existente entre sua velocidade e a força gravitacional exercida sobre ela pelo sol. ... Esse processo permitiu que a terra se mantivesse em sua órbita.
A principal consequência do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites. Isso é possível devido à diferença de iluminação nas áreas do planeta ao longo do movimento.
Quando a metade dela está em um lado é dia, quando está em outro é noite e o nome disso é rotação. O dia e a noite existe por causa da rotação que faz a Terra girar em torno do seu eixo. Rotação da Terra.
Outro movimento que lhe ensinaram foi o de rotação: a Terra gira em torno de seu próprio eixo. Essa volta em torno de si mesma demora aproximadamente um dia (23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos, para ser exato).
translação
A posição da Terra em relação ao Sol determina as estações do ano O movimento de translação e as diferenças de inclinação da Terra em relação ao Sol determinam as estações do ano. Enquanto o equinócio marca o início do outono e da primavera, o solstício marca o início do verão e do inverno.
outono
Características das estações do ano
A primavera é considerada a estação do ano mais agradável para alguns, devido a suas temperaturas amenas e ao aumento da umidade do ar que lhe são característicos. A floração, ou desabrochamento das flores, modifica a paisagem, tornando-a mais alegre e contemplativa.
A inclinação da Terra de 23º27', associada ao movimento de translação, gera as estações do ano, as diferenças climáticas e a incidência de raios solares no globo. O inverno é a estação mais fria do ano. ... A principal característica do inverno: frio extremo. Além disso, é bastante comum a presença de geadas e nevascas.
Como você já deve estar familiarizado, as estações são: verão, outono, inverno e primavera, respectivamente. Então, com o fim da primavera, inicia-se o verão, e por assim segue. Cada estação dura aproximadamente três meses.
O verão inicia-se no dia 21 de dezembro de 2018, às 19h23min, e termina no dia 20 de março de 2019, às 18h58min. O verão inicia-se no dia 22 de dezembro de 2019, à 01h19min, e termina no dia 20 de março de 2020, à 00h50min.
A primavera, no Brasil, inicia-se entre os dias 22 e 23 de setembro e segue até o dia 21 ou 22 de dezembro. Como dito anteriormente, ela tem início logo após o fim do inverno e antecede o verão. Em 2019, ela começa no dia 23 de setembro e termina no dia 22 de dezembro.
É conhecido como verão austral. Outono: inicia-se por volta do dia 20 de março e termina por volta do dia 21 de junho. É conhecido como outono austral. Inverno: inicia-se por volta do dia 21 de junho e finaliza-se no dia 21 de setembro.
As temperaturas caem, como é comum nesta época do ano, mas faz menos frio que o costume. Já no mês de junho, algumas frentes frias mais intensas vão passar pela Região Sul, e provocar mais chuva do que o normal no leste da Região.
Inverno: dia 21 ou 22 de dezembro até 20 ou 21 de março; Primavera: dia 20 ou 21 de março até 20 ou 21 de junho; Verão: dia 20 ou 21 de junho até 22 ou 23 de setembro; Outono: dia 22 ou 23 de setembro até 21 ou 22 de dezembro.
O inverno 2020 começa oficialmente em 20 de junho, às 18h44 e vai até 22 de setembro, às 10h31.
O inverno tem início no dia 20 de junho de 2020 às 18h44 no Brasil. A nova estação se caracteriza pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas. ... A temperatura permanece acima da média em boa parte do Brasil em julho, mostrando que este não será um inverno rigoroso – o não implica ausência de frio.
10 horas
Estação vai transcorrer sem influência de fenômenos como El Niño ou La Niña. Frio de julho pode trazer geada. Inverno de 2020 será com a característica seca acentuada e com poucos eventos de frio que irão realmente chamar a atenção da população no centro-sul do Brasil. ...
“Este inverno será favorável para quem não gosta tanto do frio. Teremos vários dias com temperaturas mais elevadas, principalmente as temperaturas do período da tarde. Já as temperaturas durante o amanhecer devem ser mais amenas, em torno de 10°C no Sul de Minas”, explica a meteorologista Maria Clara Sassaki.
Primavera 2020 na Região Sudeste Durante a primavera de 2020, a previsão é de que ocorram convergências de ventos forçando maior concentração de umidade sobre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, facilitando a ocorrência de chuva.
Inverno de 2020 na cidade de São Paulo Foram apenas 15 dias com precipitações mensuráveis, desconsiderando os dias com provável condensação de orvalho no pluviômetro. A média das temperaturas mínimas do inverno de 2020 foi de 14,7 °C e ficou 1,7 °C acima da média histórica que é de cerca de 13 °C (1961 a 2019).