O filme conta a história de uma família em meio ao tsunami que assolou o litoral da Tailândia, em 2004. Maria (Naomi Watts), Henry (Ewan McGregor) e seus três filhos iniciam suas férias na Tailândia em busca de alguns dias de sossego no paraíso tropical.
O filme — que é baseado em fatos reais — fala sobre os terríveis tsunamis que atingiram o Sudoeste da Ásia em 2004. ... A equipe tinha apenas uma chance para gravar e acertar a cena do Tsunami, já que seria muito caro reconstruir o set.
Um forte terremoto com epicentro no oceano Índico, de magnitude 9,1, gerou enormes ondas que atingiram a terra firme. O primeiro impacto ocorreu na província de Aceh, na Indonésia, e em seguida, o tsunami deixou um rastro de destruição pela Ásia e partes da África.
A Netflix disponibilizou o filme O impossível. O longa já esteve disponível anteriormente, foi removido e foi adicionado de volta. O longa detalha uma história real, obtida com a médica Maria, vivida por Naomi Watts.
Este sismo teve a maior duração de falha já observada, entre 8,3 e 10 minutos.
Em 26 de dezembro de 2004, um enorme tsunami desencadeado por um poderoso terremoto atingiu países ao longo do Oceano Índico, matando 226 mil pessoas, incluindo 170 mil na província de Aceh, na ponta norte da ilha de Sumatra, na Indonésia.
megatsunami da Baía Lituya
Outros tsunâmis históricos
A brasileira Maya Gabeira estabeleceu o novo recorde mundial para a maior onda já surfada por uma mulher: 22,4 metros (73,5 pés). A marca foi alcançada em 11 de fevereiro de 2020, durante o Nazaré Tow Surfing, campeonato de ondas gigantes disputado na Praia do Norte, em Nazaré (Portugal).
ii) “Tsunamis são diferentes de ondas geradas por ventos (...), sendo caracterizadas como ondas de águas rasas, com períodos e comprimento de onda longos.
Até daria para encarar essa loucura, mas é melhor não tentar. O principal problema nem é o tamanho da onda: nos picos de Mavericks e Jaws, na Califórnia e no Havaí, as ondas quebram com até 21 metros, o dobro do tamanho do tsunami que varreu o Sudeste Asiático no fim de 2004.
Terremotos, na verdade, ocorrem em razão do encontro de placas tectônicas, que são blocos rochosos e descontínuos que formam a crosta terrestre, e que possuem mobilidade. Esse encontro provoca tremores e, em alguns casos, em virtude da agitação intensa de águas oceânicas, os tsunamis.
Um terremoto de 6.