O Teste de Denver é uma escala utilizada por profissionais de saúde para avaliar e identificar crianças entre 0 e 6 anos de idade com risco para atraso no desenvolvimento (ADNPM).
O Denver II é um valioso instrumento de screening para avaliar o desenvolvimento de crianças do nascimento aos seis anos de idade e monitorar o desenvolvimento em crianças de risco para alterações. Avalia quatro áreas do desenvolvimento: pessoal-social, motora fina adaptativa, linguagem e área motora grossa.
Aplicação do Teste Denver Para realizar o teste é importante criar um ambiente agradável, com a presença da família e com a criança tranquila. O teste consiste em 55 itens, mas somente os que estão à esquerda da linha de idade devem ser aplicados.
Desenvolvido por Frankenburg eI Dodds em 1967, o Teste de Triagem Denver pode ser aplicado pelos profissionais da saúde com administração dos itens diretamente à criança, ou questionados ao responsável.
O Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) é o processo em que, a partir de estímulos, a criança adquire determinadas habilidades. Por ter um caráter progressivo, é esperado que ela obtenha a capacidade de realizar funções cada vez mais complexas.
A AIMS é um instrumento observacional da motricidade ampla, que avalia a sequência do desenvolvimento motor e o controle da musculatura antigravitacional nas posturas prono, supino, sentado e de pé, de crianças a termo e pré-termo(11).
A avaliação motora tem por finalidade, portanto, fornecer aos educadores, e pesquisadores, informações pertinentes à prescrição de programas e atividades motoras, além da avaliação desses programas em crianças com desvios no sistema motor e problemas de desenvolvimento (HENDERSON, 1992; ROSA NETO, 2002).
Idade cronológica é o número de dias, meses e anos vividos do nascimento ao presente momento. Idade motora geral é um procedimento aritmético que objetiva pontuar e avaliar os resultados da Escala de Desenvolvimento Motor. A idade motora geral relaciona-se com o nível de desenvolvimento motor do indivíduo.