A amostragem de bola de neve é um tipo de amostragem não probabilística que é usada quando os participantes em potencial são difíceis de encontrar ou se a amostra é limitada a um subgrupo muito pequeno da população.
n = Número de indivíduos na amostra Zα/2 = Valor crítico que corresponde ao grau de confiança desejado. σ = Desvio-padrão populacional da variável estudada (no exemplo, RENDA). máxima entre a MÉDIA AMOSTRAL ( X ) e a verdadeira MÉDIA POPULACIONAL.
O objetivo principal desse cálculo é determinar a quantidade de elementos necessários para compor a amostra, a fim de se obterem resultados válidos, mas não mais do que o suficiente. ... Desse modo, nós pesquisadores teremos que ter consciência e sensatez do equilíbrio da tríade “tamanho amostral, precisão e custo”.
CÁLCULO AMOSTRAL. Fórmula de cálculo: n=N.Z2. p. (1-p) / Z2.
Este subconjunto de população é chamado de uma amostra. Uma amostra é um subconjunto de pessoas, itens ou eventos de uma população maior que você coleta e analisa para fazer inferências.
Para que uma pesquisa amostral tenha o mesmo alcance de uma pesquisa realizada em todos da população (pesquisa censitária), é fundamental que os indivíduos que compõe a amostra tenham sido selecionados a partir de técnicas adequadas que, quase sempre, residem no que chamamos de “Método probabilístico”.
A diferença se dá em: Teórica Experimental - é uma pesquisa empírica. É comum em pesquisas laboratoriais, onde o investigador tem controle das variáveis e simula situações que deverão ser observadas e analisadas.
A pesquisa em ciência de base está preocupada em responder como as coisas funcionam e gerar conhecimentos úteis para o avanço da Ciência sem aplicação prática prevista. As respostas obtidas com esse tipo de pesquisa são muito úteis, pois nos ajudam a entender como as coisas acontecem na natureza.