As ideias de Bauman refletem sobre a sociedade de consumo, o medo, a vida e o tempo, ética e valores humanos, as relações afetivas, a globalização e o papel da política. "Trata-se de um pensador humanista, pois a grande questão dele é a condição humana.
Modernidade Líquida é o termo usado pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman para definir o tempo presente, também chamado de pós-moderno por alguns sociólogos e cientistas sociais. A associação com o líquido vem do fato de que a sociedade atual seria, segundo Bauman, marcada pela liquidez, volatilidade e fluidez.
Segundo, na modernidade líquida, há sempre movimentação. As pessoas agora se deslocam mais facilmente e podem viver em vários lugares do mundo, sempre quando têm recursos para tal. Terceiro, a competição econômica, que fez os salários diminuírem e os trabalhadores perderem a segurança do emprego.
A comodificação refere-se ao fenômeno contemporâneo em que muitos bens, serviços, ideias e também pessoas - outrora considerados não-comerciais - são “corrompidos” pelo mercado e passam a ser considerados mercadorias vendáveis.
Comodificação refere-se ao fenômeno contemporâneo em que muitos bens, serviços, ideias e também pessoas - outrora considerados não comerciais - passam a ser transformados em mercadorias vendáveis.
A pós-modernidade recobre todos esses fenômenos, conduzindo, em um único e mesmo movimento, à um a lógica cultural que valoriza o relativismo e a (in)diferença, a um conjunto de processos intelectuais flutuantes e indeterminados, á uma configuração de traços sociais que significaria a erupção de um movimento de ...
A modernidade trouxe avanços em praticamente todos os campos de conhecimento – e retrocesso na maneira como as pessoas se relacionam. Com ela veio o questionamento de todos os valores.
A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo. Ao tratarmos da era moderna, pré-moderna ou ainda a pós-moderna, fazemos referência à ordem política, à organização de nações, à forma econômica que essas adotaram e inúmeras outras características.
De um ponto de vista histórico, modernidade refere-se à história dos "Tempos Modernos", desde o Renascimento até à atualidade. ... O termo modernidade designa, assim, não só uma época como também a perceção da humanidade indissociável à nossa filosofia e cultura europeia.
O poder, após a entrada da modernidade, passa a perder suas características estáticas, sendo agora notado em todas as diferentes camadas, sendo, pois, não uma entidade, mas uma espécie de espírito, que permeia todas as relações humanas.
O conceito de modernidade surgiu a partir de fenômenos ocorridos nos século XVIII, como Iluminismo, Revolução Industrial e Revolução Francesa. A partir desse momento, a racionalidade tornou-se a principal forma de conceber o mundo.
Criar algo moderno é criar coisas inovadoras que ainda não foram inventadas e que trara beneficios aos destinados.Na literatura os grandes autores romperam as normas de escritas criando novos estilos q foram considerados modernos.
Moderno (do latim modernus) significa algo que é recente, novo ou do tempo presente. O conceito de moderno aparece no meio do século XIX e constitui-se em uma reação ambígua da cultura à agressão do mundo industrial.
Principal movimento literário do século XX, o Modernismo rompeu com a tradição clássica e deu início à formação de uma identidade genuinamente brasileira na literatura. É inestimável o legado que o Modernismo deixou para o campo das artes no Brasil.
O primitivismo é agora fonte de beleza e não mais empecilho à elaboração da cultura. Isso, na literatura, na pintura, na música, nas ciências do homem. De acordo com o texto, o Modernismo renova a estética literária brasileira porque: a) ( ) acentua a crítica às deficiências nacionais.
Modernismo no Brasil:
A liberdade é a característica principal do movimento modernista em suas mais diferentes manifestações artísticas, tanto no Brasil, como na Europa. No continente europeu, o Modernismo foi um conjunto de tendências artísticas que excediam a liberdade criadora e o rompimento com o passado.