A intertextualidade pode ser caracterizada de duas formas: explícita (direta) e implícita (indireta). ... Já a intertextualidade implícita não estabelece uma relação direta com o texto fonte, por isso, exige do leitor mais atenção e análise para entender a referência do conteúdo.
Uma paráfrase é uma nova afirmação do sentido de um texto ou passagem usando outras palavras. Uma paráfrase, normalmente, explica ou esclarece o texto que está sendo parafraseado. ... Por exemplo, "o sinal estava vermelho" pode ser parafraseado como "o trem não podia passar porque o sinal estava vermelho".
A Paráfrase é um texto que procura tornar mais claro e objetivo aquilo que se disse em outro texto. Portanto, é sempre a reescritura de um texto já existente, uma espécie de 'tradução' dentro da própria língua. ... Não fazer qualquer comentário acerca do que se diz no texto original.
Há dois tipos de paráfrase e elas se diferenciam pela forma como o texto original é recondicionado: na reprodutiva há uma síntese e reiteração; na criativa ocorre a expansão do conteúdo temático.
Para uma boa paráfrase, é preciso seguir certos princípios básicos, como: organizar as ideais conforme aparecem no texto original para não perder a sequência lógica; não deixar de colocar as informações essenciais do texto referencial, o que é imprescindível; não se deve incluir informações ou ideias próprias que não ...
Sim, por meio da paráfrase! A paráfrase é um recurso usado por autores para fazer uma referência a outro texto. Nele, há uma troca de palavras em relação ao texto referenciado, mas o conteúdo principal do original permanece.
Como fazer um fichamento? Para fazer um fichamento você deve ter o primeiro contato com o texto através de uma leitura breve. Essa leitura dinâmica servirá para você se situar e saber do que se trata o conteúdo do texto que pretende fichar.
Como sugere o nome, fichamento é dispor algum conteúdo em fichas. No caso, criar anotações sobre textos ou livros em uma ficha, a fim de organizar informações sobre a obra.
De acordo com diversos autores, o fichamento deve conter a seguinte estrutura: cabeçalho indicando o assunto e a referência da obra, isto é, a autoria, o título, o local de publicação, a editora e o ano da publicação.
Para fazer um fichamento, o autor deve interpretar as ideias dos conteúdos (livros ou artigos) e escrevê-las ao seu modo. Apenas em um fichamento de citações, o autor transcreve as frases exatas do original.
3 - O fichamento não deve desperdiçar páginas, ou seja, uma página tem que ser preenchida o máximo possível antes de se passar para próxima. Caso se constate algum tipo de desperdício de páginas, será descontado 0,5 ponto da nota final do trabalho.
Como fazer uma ficha de leitura
FICHAMENTO DE TRANSCRIÇÃO OU DE CITAÇÃO É aquele em que se passará o texto de um livro lido fidedignamente para a ficha. Com o uso de aspas no início e no final, para indicar a autoria, este tipo de fichamento destaca os trechos mais relevantes de uma obra.
Citação Direta
→ Fichamento de transcrição/citação direta: é o tipo de fichamento que consiste na transcrição fiel dos trechos principais da obra.