9 sinônimos de nesse contexto para 1 sentido da expressão nesse contexto: Algo que ocorre num contexto específico: 1 nesse caso, nessa situação, nesse cenário, nesse enquadramento, nesse âmbito, nessa conjuntura, nessa circunstância, nesse quadro, nesse universo.
1. Nesse contexto. ... Indica o contexto a ser tratado. Nesse contexto podemos compreender a complexidade dos fatos analisados.
Resposta:É comum encontrar citações em provas e, embaixo delas, estar uma fonte. Ela nada mais é do que a "ponte" que liga à informação principal. Esse sentido é o mais usualmente atribuído no contexto de jornais, reportagens, notícias, gráficos e etc.
Resposta. Resposta: D)É uma interjeição bastante comum na região norteste no Brasil e é utilizado como significado d surpresa,estranheza admiração e espanto etc...
Região Nordeste
Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, trata-se de uma interjeição que «exprime estranheza ou espanto». Por exemplo: «O[xente], isso é coisa que se diga, rapaz?» Para o referido dicionário, a palavra oxente vem da «agl[omeração] de ó gentes», que teria evoluído para ó xentes, «por sonorização».
"Oxente vem de 'Ô gente', é bem antigo, é uma expressão do português arcaico. O ôxe já é abreviatura [de oxente]. É a mesma coisa de vosmicê que deu origem a você", afirma Yeda, que também é professora, especialista em línguas africanas e autora do livro "Os falares africanos na Bahia".
Para essa versão foi inventada uma engenhosa história: no início do século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western, promoviam bailes abertos ao público, ou seja for all. Assim, o termo passaria a ser pronunciado "forró" pelos nordestinos.
O nome oxi, uma abreviação de "óxido" ou "oxidado", vem do fato da droga liberar uma fumaça escura ao ser usada, deixando um resíduo marrom, de cor semelhante ao da ferrugem (oxidação) nos metais.
O que é Oxente: O Nordeste é muito rico em interjeições desse tipo, como por exemplo, arre-égua!, vixe!, vice!, oxe!, eita!, que podem adquirir diversos significados dependendo da ocasião e do tom de voz usado.
1. Bah tchê Expressão de espanto ou admiração utilizada pelos gaúchos. Sendo bah, diminutivo de barbaridade e tchê, palavra herdada dos indígenas tupi-guarani, que significa "meu".
O dialeto nordestino, também chamado simplesmente de “sotaque nordestino”, é a variante da língua portuguesa mais usada nos estados do Nordeste brasileiro, sendo o dialeto com maior número de falantes dessa região, com mais de 53 milhões de habitantes, sofrendo variações.
Na Bahia, dizemos Salvadô, dizê, como se o r não existisse, e adicionamos vogais onde elas não existem, tornando o som mais melódico. Nos movemos com um certo ritmo, “estreamos ao nascer”.
Pessoa que nasceu no Estado da Bahia. Pessoa trabalhadora, digna, alegre, de caráter, que luta pelos seus ideais. Pessoa cheia de cultura, história, e muito samba no pé. Olha como ele está se esforçando, só podia ser baiano mesmo!
Gírias Baianas
Houve uma época em que circulava na internet um boato de que uai seria uma sigla utilizada pelos maçons na época da Inconfidência Mineira, como senha para reuniões secretas nos porões das casas de Ouro Preto, de modo a despistar a polícia imperial. O significado seria União, Amor e Independência.
Dizem que o mineiro é velhaco, esperto, desconfiado, mas, na realidade, esses adjetivos são dados pelos que entram em uma negociação com os mineiros querendo apenas ganhar, pois, na verdade, os mineiros também são conhecidos como hospitaleiros, hábeis negociadores e políticos.
Etimologia. Minas Gerais se relaciona literalmente por abrigar campos de extração de inúmeros minérios, principalmente ouro, denominadas "minas gerais", em oposição às minas particulares ou por sua variedade de tipos de minério. No início do século XVIII, a região era simplesmente denominada Minas.