EQST

Esto Legitimados Para O Pedido De Declaraço De Insolvncia Do Devedor Alm Do Credor Quirografrio O Prprio Devedor E O Inventariante Do Esplio?

Esto legitimados para o pedido de declaraço de insolvncia do devedor Alm do credor quirografrio o prprio devedor e o inventariante do esplio? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Estão legitimados para o pedido de declaração de insolvência do devedor Além do credor quirografário o próprio devedor e o inventariante do espólio?

LEGITIMIDADE A declaração de insolvência pode ser requerida: I - por qualquer credor quirografário; II - pelo devedor; III - pelo inventariante do espólio do devedor.

Qual objetivo da lei falimentar?

O objetivo primordial do processo falimentar, segundo o dispositivo ora em análise, é “promover o afastamento do devedor de suas atividades” visando a “preservar e otimizar a utilização produtiva dos bens, ativos e recursos produtivos, inclusive os intangíveis, da empresa”.

O que significa a palavra falimentar?

adjetivo Que está relacionado com falência, situação de insolvência que leva um comerciante ou empresa (pública ou privada) à bancarrota (quebra); falencial: situação falimentar do Estado prejudicará pagamento de salários.

Quando surgiu a recuperação judicial?

A recuperação judicial surgiu no Brasil com o instituto da concordata, este com origem no direito romano arcaico, onde a falência era tida como um crime contra os credores, daí o conhecido brocardo falliti sunt fraudatores (os falidos são fraudadores), e tinha caráter infamante, pois tinha como objetivo punir o devedor ...

Qual a importância da Lex Poetelia Papiria para o direito empresarial?

A Lex Poetelia Papiria foi uma lei da República Romana que aboliu o nexum, ou seja, o acordo pelo qual um devedor dava como garantia de um empréstimo a escravidão de si próprio (ou de um membro da família sobre o qual ele tinha autoridade, como uma criança) em nome do credor em troca da extinção do débito (escravidão ...

O que fazer quando a empresa entra em recuperação judicial?

Quando entra em recuperação judicial, a empresa tem a oportunidade de fazer um acordo com o governo para quitar as dívidas de impostos. Se não conseguir um acordo, tem direito pelo menos a um parcelamento.