Quando o Espirito Santo veio sobre os discípulos, eles falaram no que chamamos de línguas estranhas (glóssais), mas que elas chegaram nos ouvidos dos que visitavam Jerusalém no idioma em que eles falavam naturalmente (dialekto).
Era uma celebração de agradecimento a Deus pela colheita realizada pelos judeus cinqüenta dias após a Páscoa. A data também homenageia a memória do dia em que Moisés recebeu as Tábuas com as Leis Sagradas, conhecidas por Torah. Essa festa reunia em Jerusalém multidões de judeus vindos de vários países.
Esse dia, no livro de Atos dos Apóstolos, é significante porque marca quando Deus começou a escrever a Sua Lei em nosso coração pelo Espírito Santo. Estavam todos reunidos. Muitos afirmam que todas as 120 pessoas mencionadas em Atos 1.
Pedro era um homem forte, vigoroso, arrojado, mas também era humilde para reconhecer suas fraquezas! A sua humildade foi que o diferenciou de Judas. Pedro poderia ter tido o mesmo fim de Judas, mas sua humildade sobressaiu, e ele pode ser reintegrado ao seu chamado.
Pedro - personagem mais querido do Novo Testamento; por ser muito extrovertido, seus defeitos aparecem facilmente. Num momento é amável e alegre, no outro, assusta com suas atitudes. Como diz o autor: 'sem dúvida é o homem mais sanguíneo da Bíblia'.
João era repleto de sonhos e ideais, até mesmo por ser ainda muito jovem. Seu temperamento dominado pela paixão e enérgico lhe valeu, como também a seu irmão, o apelido de 'filhos do trovão', conferido pelo Mestre, em referência ao uso que fariam dos raios se os tivessem em mãos.
Era um perfeccionista, comportamento típico do homem de temperamento melancólico. Paulo reconhecia suas fraquezas e derrotas mas nunca se dava por vencido, sabia como ninguém, levantar-se e recomeçar tudo de novo. Era um homem determinado, um visionário acerca do reino de Deus e um perseguidor de ideais.
Significado de Colérico Que está repleto de cólera; cheio de raiva; raivoso. Diz-se de quem ou daquilo que se contagiou com cólera: indivíduo colérico.
1 Ato ou efeito de temperar; têmpera. 2 Conjunto de traços psicológicos de uma pessoa que determinam a sua índole; maneira de ser: “Seu temperamento aventuroso e frívolo não se conciliava com as frias verdades da cirurgia e com as pacientes investigações da terapêutica” ( AA2 ) .
Saulo era o nome judaico de Paulo, que é mais conhecido por seu nome romano oficial. Como nasceu na cidade romana de Tarso, e possuia cidadania romana, é chamado “Paulo de Tarso”.