Esse exame pode ser solicitado para crianças que apresentam infecções do trato urinário de repetição ou que tiveram pielonefrite. Também pode ser indicado em casos de suspeita de obstrução da uretra ou dilatação dos rins (hidronefrose).
É um exame endoscópio das vias urinárias baixas. Podemos comparar com a endoscopia digestiva alta que serve para visualizar o interior do esôfago e do estômago. Na uretrocistoscopia visualizamos todo o interior da uretra, da bexiga e a porção terminal dos ureteres.
A cistoscopia é um exame que serve para auxiliar o médico no diagnóstico da patologia vesical (da bexiga), incluindo o cancro da bexiga, inflamação ou cálculos (litíase), entre outras. Veja mais informação em “indicações da cistoscopia”.
As sondas são introduzidas no organismo com um gel anestésico, tornando o exame indolor. Por uma das sondas uretrais introduz-se líquido na vesícula e mede-se a pressão no interior da bexiga. Depois de completado o enchimento vesical, o paciente deve voltar à cadeira de fluxometria e, novamente, esvaziar a bexiga.
O “estudo urodinâmico”, também chamado de “avaliação urodinâmica”, é um exame que tem como objetivo demonstrar a função do trato urinário inferior. Em termos práticos, ele mostra se a bexiga consegue cumprir sua função: armazenar urina sob baixa pressão e proporcionar adequado esvaziamento (micção normal).
O Instituto Bem Estar Osasco realiza diversos tipos de exames, inclusive os procedimentos de Urofluxometria e Urodinâmica, essenciais para o acompanhamento da saúde do sistema urinário. Conheça os exames e agende agora mesmo uma consulta!
Para realizá-lo, o médico introduz o dedo indicador, com luva e lubrificante, no ânus do paciente para sentir a porção final do intestino grosso. O exame de toque é a parte da consulta com urologista mais temida entre os homens e, normalmente, é o que os fazem adiar a consulta.
Andrologia é a especialidade médica que lida com a saúde dos homens, particularmente em relação às suas funções reprodutoras e sexuais. O andrologista tem um papel para os homens parecido com o que o ginecologista tem para as mulheres, mas costuma ser confundida com outra especialidade médica: a urologia.
Quando realizar uma consulta com Proctologista? A consulta com proctologista deve ocorrer de forma preventiva uma vez por ano em pessoas acima de 50 anos de idade. Caso exista casos de câncer de intestino na família é indicado que o exame preventivo ocorra anualmente a partir dos 40 anos de idade.
Em uma primeira consulta com o proctologista o médico fará algumas perguntas sobre os sintomas atuais, hábitos dietéticos, funcionamento intestinal e histórico de doenças prévias, cirurgias, alergias e doenças intestinais na família.
É a especialidade do médico coloproctologista ou também chamado de proctologista, que se dedica ao estudo e realiza tratamentos clínicos e cirúrgicos de doenças do intestino delgado, intestino grosso, reto, canal anal e ânus.
Para realizar o diagnóstico das condições, alguns exames da proctologia são a colonoscopia e a manometria anorretal. Através dos exames, é possível definir o diagnóstico e a conduta mais assertiva para o tratamento, seja clínico ou cirúrgico.
A proctologia ou coloproctologia é a área da medicina que trata doenças do intestino grosso, reto e ânus.
Proctologia é a especialidade médica que estuda e trata a porção final do sistema gastrointestinal, que inclui o cólon (intestino grosso), o reto e o ânus. Hoje, essa área também é conhecida como coloproctologia. Por isso, o médico especialista pode ser chamado de proctologista ou coloproctologista.
R$ 7.