EQST

Correto Afirmar Que As Comisses Parlamentares De Inqurito?

É correto afirmar que as comissões parlamentares de inquérito?

É correto afirmar que as comissões parlamentares de inquérito criadas no âmbito da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em conjunto ou separadamente, a) podem ter seus atos controlados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) quando envolverem ilegalidade ou ofensa a direito individual.

O que é CPI no direito constitucional?

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) é uma investigação feita pelo Poder Legislativo. ... Elas têm o poder fiscalizatório sobre aquilo que tem a ver com o trato da coisa pública", explica Mamede Said, professor de Direito Constitucional da Universidade de Brasília (UnB).

Como funciona uma CPI municipal?

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito é um órgão próprio do Poder Legislativo, instituído especial ou permanentemente, com os poderes de investigação similares aos judiciários, a fim de apurar, por prazo certo; fato ou fatos determinados, ligados a irregularidades, ilegalidades ou má gestão da coisa pública por seus ...

Quais os limites de uma comissão parlamentar de inquérito?

A Constituição, portanto, limita os poderes das CPIs, conferindo-lhes apenas os poderes instrutórios, investigativos próprios das autoridades judiciárias. As provas obtidas mediante violação aos limites constitucionais deverão ser declaradas ineficazes, conforme orientação do Supremo Tribunal Federal.

O que a CPI pode e não pode fazer?

CPI não tem poder jurídico de, mediante requisição, a operadoras de telefonia, de cópias de decisão nem de mandado judicial de interceptação telefônica, quebrar sigilo imposto a processo sujeito a segredo de justiça.

É possível quebrar o sigilo bancário por determinação judicial ordem do plenário da Câmara e do Senado ou por decisão de CPI?

O STF admite que as Comissões Parlamentares de Inquérito possam deliberar a quebra do sigilo bancário. ... A regra é o sigilo bancário, ou seja, a quebra do sigilo deve ser em caráter excepcional. E como não é um direito absoluto pode ser violado em face ao princípio da supremacia do interesse público.

É possível a CPI decretar a quebra do sigilo bancário fiscal e de dados do investigado?

A CPI pode, por autoridade própria, ou seja, sem a necessidade de qualquer intervenção judicial, sempre por decisão fundamentada e motivada, observadas todas as formalidades legais, determinar a quebra do sigilo fiscal, bancário e de dados, neste último caso, destaquem-se o sigilo dos dados telefônicos.

Quem pode decretar quebra de sigilo bancário e fiscal?

O sigilo bancário, conforme você já sabe, pode ser feito apenas com ordem judicial. Os seguintes agentes podem solicitar a quebra: Ministério Público. Polícia Federal.

Pode decretar a indisponibilidade de bens de investigado como medida inerente à função de fiscalização que exerce e aos poderes investigatórios de que dispõe a exemplo do que se reconhece as cortes de contas?

Decretar interceptação telefônica ("grampo"). a) pode decretar a indisponibilidade de bens de investigado, como medida inerente à função de fiscalização que exerce e aos poderes investigatórios de que dispõe, a exemplo do que se reconhece às Cortes de Contas.

Quais os requisitos para autorização da interceptação telefônica?

Quais são os requisitos da interceptação telefônica?

  • Autorização judicial. Como vimos, esse instrumento probatório constitui uma restrição do direito à intimidade. ...
  • Último meio de prova disponível. ...
  • Existência de indícios suficientes de autoria ou participação em infração penal. ...
  • Crime deve ser punido com reclusão.

Quem pode determinar a quebra do sigilo telefônico?

5º , da Constituição Federal de 1988 é inviolável o sigilo das comunicações telefônicas, somente sendo possível sua quebra para fins de investigação criminal ou instrução processual penal, por decisão judicial, nas hipóteses e na forma em que a lei estabelecer.

É garantido o sigilo das comunicações telefônicas?

O inciso XII do artigo 5o de nossa Constituição Federal garante à população brasileira o sigilo da correspondência, das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, mas também permite sua violação em investigações e processos criminais, com ordem judicial.

O que é comunicação telegráfica?

Linguagem telegráfica, estilo telegráfico, forma de comunicação lacônica, caracterizada pela eliminação de certas partículas (conjunções, preposições, artigos) não indispensáveis ao entendimento da mensagem.

Quais modalidades de comunicação admitem interceptação?

5º, XII, da CF (“é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal”) onde aquela Associação também ...

Quando é possível a decretação da interceptação telefônica?

Para que se possa representar pela interceptação telefônica, faz-se imprescindível obedecer aos requisitos cumulativos previstos no artigo 2º, quais sejam: haver indícios razoáveis de autoria ou participação em infração penal; a prova não puder ser obtida por outros meios disponíveis; e o fato investigado constituir ...