Divida a massa pelo volume para obter a densidade; nesse caso, a densidade a ser calculada deve utilizar litros e quilogramas. Por exemplo, uma garrafa de 2 litros possui massa de 2 quilogramas: 2 kg / 2 litros = 1 quilograma por litro. Esse é o equivalente a 1 litro por quilograma.
A densidade da água é de 1 ml para 1 grama, seja, sua relação peso/volume é de 1/1, logo, em 1000 litros de água temos 1000 kg de água, é uma das poucas substâncias com densidade 1.
Para sabermos quantos litros tem o chumbo deveremos dividir o quilo pela densidade. Ou seja, se tivermos 1 quilo de chumbo ao fazer a divisão 1/11,2 = 0,09 litros.
Água
O metro cúbico é uma unidade de volume, mas uma tonelada métrica é uma unidade de massa, que pesa 1000 kg. Embora essas unidades sejam muito diferentes, pode-se compará-las usando uma substância comum, como a água, que tem uma densidade conhecida medida como passa por unidade de volume.
Para transformar uma medida de massa (grama) em uma medida de volume (litro), você precia saber a densidade da subdtência. Então, grama para litro é só divideir a medida em grama pela densidade.
O cálculo feito é 35 ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada um. Por exemplo: Uma pessoa de 45 kg deve tomar 1,5 litros de água por dia (o equivalente a 7 ou 8 copos) e uma pessoa de 80 kg deve tomar 2,8 litros de água por dia (aproximadamente 14 copos).
A recomendação é antiga e você com certeza já ouviu: beber 2 litros de água por dia ajuda a ter mais saúde e até evita pedras no rim.
Essa conta matemática considera que são necessários 35 ml de água para kg de peso corporal. Dessa maneira, é necessário multiplicar seu peso em kg por 35 para obter o resultado em ml, por exemplo: – 70 kg X 35 = 2.
O Ministério da Saúde recomenda 2,5 l de água ao dia, o que equivale a um copo de 200ml por hora. E, no caso de gastos calóricos maiores, como na prática esportiva, essa quantidade a ser ingerida, deve ser aumentada.
Devemos ingerir, em média, dois litros por dia. Mesmo sem sede essa quantidade é importante”, fala. A quantidade é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para uma pessoa por dia, para manter o corpo hidratado e saudável. Equivale a cerca de oito copos da bebida.
Diversos fatores podem fazer com que um indivíduo precise de mais ou menos líquidos que outros. A famosa regra que diz que devemos beber 2 litros de água por dia (ou 6 a 8 copos) é, na verdade, uma orientação empírica, sem grande embasamento em evidências científicas.
De dois a três litros de água diariamente, especialmente em locais de alta temperatura, é o ideal. Mesmo com todos seus benefícios, o excesso de líquido pode sobrecarregar os rins e causar efeitos colaterais.