Para expressar o arco tangente em graus, multiplique o resultado por 180/PI( ) ou use a função GRAUS.
Caso o ângulo central seja dado em radianos, utilizamos a seguinte expressão: ℓ = α * r. Determine o comprimento de um arco com ângulo central igual a 30º contido numa circunferência de raio 2 cm. O comprimento do arco será de 1,05 centímetros. O ponteiro dos minutos de um relógio de parede mede 10 cm.
Como calcular o angulo de um triangulo retângulo ?? O ângulo se calcula através das razões trigonométricas são elas sen(a) cos(a) e tg(a): lê-se seno de a; cosseno de a; e tangente de a respectivamente.
Como a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre igual a 180º e os ângulos são iguais, ao dividirmos 180º por 3, chegaremos a ângulos de 60º. Os ângulos internos do triângulo equilátero, portanto, sempre medem 60°.
Qualquer que seja o triângulo, a soma de seus ângulos internos sempre será igual a 180°. Isso pode ser usado quando conhecemos as medidas de dois dos ângulos internos de um triângulo e é necessário calcular o valor da última.
Para encontrar o terceiro ângulo, some esses dois ângulos e então subtraia essa soma de 180°. A soma dos dois ângulos é 40° + 40° = 80°. Em seguida, ao subtrair esse resultado de 180°, teremos 180° - 80° = 100°.