Para separar os pigmentos que dão cor aos vegetais, vamos usar uma das técnicas de cromatografia em papel. As diferentes cores observadas na tira de papel, após o experimento, indicam a presença de pigmentos variados tanto na flor como nas folhas. Os pigmentos deslocam-se para a outra borda do papel por capilaridade.
O que acontece é que o álcool dissolve a clorofila; esta fica dissolvida no álcool e a folha perde a cor....Experiência com Clorofila
clorofila
As plantas são verdes devido à presença de uma pigmento verde natural chamado clorofila. a luz do sol que é absorvida pela clorofila.
clorofila
Os pigmentos fotossintéticos são substâncias capazes de absorver luz visível utilizada no processo fotossintético. Os mais importantes são as clorofilas (a, b, c e d), os carotenoides (carotenos e xantofilas) e as ficobilinas (ficoeritrina e ficocianina).
Existem pigmentos naturais (orgânicos e inorgânicos) e sintéticos. Os pigmentos agem absorvendo seletivamente partes do espectro (ver luz) e refletindo as outras. Geralmente distinguem-se corantes entre pigmento, que é insolúvel, e tintura, líquida ou solúvel num veículo do qual resulta uma solução.
1. [ Biologia ] Matéria escura que existe no estado de granulações microscópicas nos tecidos de um organismo vivo e que lhe confere cor (ex.: pigmentos da pele; pigmentos vegetais). 2. [ Química ] Substância, natural ou artificial, usada como corante (ex.: o açafrão foi usado como pigmento na pintura de quadros).
Para estes, as cores primárias de pigmento opaco (tinta) são o amarelo, o azul e o vermelho. A mistura destas três cores produz o cinza-neutro por síntese subtrativa. Já, para a impressão de livros, são usados os pigmentos transparentes que têm como cores primárias o vermelho, o ciano e o magenta.
A cor-luz ou cor-energia é toda cor formada pela emissão direta de luz. Já a cor-pigmento é a cor refletida por um objeto, isto é, a cor que o olho humano percebe.
São elas: vermelho, azul, amarelo, verde, laranja, roxo (violeta), vermelho-alaranjado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, vermelho-arroxeado, amarelo-esverdeado e azul-esverdeado. Já o branco e o preto são resultados da presença ou ausência de luz.