A Teoria cognitiva surgiu nos Estados Unidos entre as décadas de 1950 e 1960 como uma forma de crítica ao Comportamentalismo, que postulava, em linhas gerais, a aprendizagem como resultado do condicionamento de indivíduos quando expostos a uma situação de estímulo e resposta.
Alguns exemplos de habilidades cognitivas incluem: Habilidades motoras. ... Habilidades executivas. Cada uma dessas capacidades podem ser subdivididas em operações mentais específicas que podem ser utilizadas em situações diferentes ou para completar tarefas.
Segundo Piaget (WADSWORTH, 1996), a teoria da equilibração, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e assim, é considerada como um mecanismo auto-regulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.
Há casos em que, ao ser desafiada a compreender determinada informação, a criança mostra-se perdida ou desinteressada. ... Há, finalmente, situações em que ocorre a chamada "equilibração majorante", quando o indivíduo constrói as estruturas mentais que possibilitam subir de nível cognitivo - ou seja, compreender algo novo.
O primeiro é chamado de Assimilação e o segundo a Acomodação. ... Já a acomodação seria a tendência do organismo de ajustar-se a um novo objeto e assim, alterar os esquemas de ação adquiridos, a fim de se adequar ao novo objeto recém-assimilado.