Os primeiros seres vivos da Terra surgiram no oceano. As primeiras formas de vida vegetal, as algas, também vieram da água. ... Depois destas surgiram vegetais como os musgos – aqueles tapetes verdes que se formam no cimento, na pedra ou na parede depois de um período de chuvas.
Como surgiu a primeira árvore do mundo? ... As pteridófitas (samambaias e avencas) foram o primeiro grupo vegetal a desenvolver esses vasos condutores, dando origem às primeiras árvores, com até 50 metros de altura, entre 200 milhões e 300 milhões de anos atrás.
Stigeoclonium, um gênero de algas verdes. As Briófitas são consideradas os primeiros organismos vegetais que colonizaram o ambiente terrestre.
De acordo com o criacionismo, todos os seres vivos surgiram na Terra por meio de uma criação divina. Segundo essa ideia, Deus criou todos os seres vivos, incluindo os seres humanos, como está relatado na Bíblia.
O Homo sapiens surgiu na África Oriental há cerca de 300 mil anos, depois se espalhou para o leste do Mediterrâneo em torno de há 100 mil a 60 mil anos e pode ter chegado na China há 80 mil anos. Atualmente os seres humanos estão distribuídos em toda a Terra.
Teoria sugere que ancestrais do homem surgiram na Ásia, e não na África. Os ancestrais dos seres humanos e outros primatas como símios e macacos podem ter surgido na Ásia, e não na África, relata um novo estudo na revista “Nature”.
O Homo erectus evoluiu há cerca de dois milhões de anos - e foi a primeira espécie humana a caminhar erguida sobre os dois pés. As novas evidências indicam que ele viveu até pouco mais de 100 mil anos atrás, na Ilha de Java, na Indonésia, muito tempo depois de ter desaparecido de outros lugares.
Associadas às pesquisas de paleontólogos, arqueólogos, etnólogos e historiadores do século XIX, algumas teorias a respeito da evolução biológica do Homem tornaram-se célebres.
- Há 400 mil anos: os neandertais (nossos primos evolutivos) começam a surgir e a se deslocar pela Europa e Ásia. - De 300 mil a 200 mil anos atrás: Homo sapiens (homens modernos) aparecem na África. - De 50 mil a 40 mil anos atrás: os homens modernos chegam à Europa.
O sucesso dos humanos na África também tem uma dose de acaso. Foi lá que surgiram as inesperadas mutações genéticas que permitiram aos primatas de milhões de anos atrás criar ferramentas complexas – e elas poderiam ter brotado em primatas de qualquer canto do globo.
Na verdade, pesquisas genéticas confirmaram que a mistura entre o arcaico e o moderno era mais significativa, e os genes trocados e introgredidos eram funcionais, não triviais. Neandertais e denisovanos fortaleceram o sistema imunológico dos humanos modernos.
Até agora a teoria prevalecente era a de que os humanos modernos (a nossa espécie) evoluíram em África e dispersaram-se depois pela Ásia, acabando por chegar à Austrália numa única onda há cerca de 60 mil anos.
Os primeiros fósseis da espécie encontrados na Europa datam de 45 mil anos. A descoberta revela que o Homo sapiens apareceu no leste de África há cerca de 190 mil anos e que saiu daquele continente "muito mais cedo do que se pensava", afirma a coautora do estudo Maria Martinón-Torres, da Universidade de Londres.
O Homo sapiens surgiu há cerca de 300 mil anos e é a única espécie viva de primata bípede que pertence ao gênero Homo, que é composto por espécies como o H. habilis (primeiro a utilizar ferramentas de pedra lascada) e o H. neanderthalensis (considerado o último parente dos humanos).
Os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos. Por volta de 2 milhões de anos atrás, estes primitivos deixaram suas terras e se deslocaram para o norte da África, da Europa e da Ásia.
As migrações humanas tiveram lugar em todos os tempos e numa variedade de circunstâncias. Têm sido, tribais, nacionais, internacionais, de classes ou individuais. As suas causas têm sido políticas, econômicas, religiosas, étnicas ou por mero amor à aventura.
A teoria geralmente aceita para o estabelecimento da América tem humanos modernos, Homo sapiens, entrando através de uma ponte de terra que conecta a Sibéria e o Alasca há entre cerca de {{formatnum e onze mil anos.
Atualmente, existem duas teorias que tentam explicar a chegada do homem ao continente americano: a teoria transoceânica e a teoria de Bering. Segundo a teoria transoceânica, há cerca de 10 mil anos os homens que habitavam a Polinésia (na região da Oceania) se locomoveram em direção à América do Sul em pequenos barcos.
Segundo a explicação mais difundida sobre o povoamento da América, grupos asiáticos teriam chegado a esse continente pelo Estreito de Bering há 18 mil anos.
As formas tiveram como base a teoria do professor Walter Neves, da USP, segundo o qual o povo de Luzia, que se refere ao conjunto fóssil encontrado em Minas Gerais no século 19, teria chegado à América antes dos ancestrais dos povos indígenas atuais.