Ele tem por base a ideia de que dividir é efetuar subtrações sucessivas. ... Se eu quero, por exemplo, dividir 180 bolinhas por 12 crianças, eu começo distribuindo 10 bolinhas para cada criança, e subtraio do dividendo as 120 bolinhas necessárias para isso.
Dessa forma, a divisão poderá ser feita por decomposição: 25 : 5 = (20 : 5) + (5 : 5) = 4 + 1 =5. Exemplo 2. Numa excursão da escola irão 165 alunos distribuídos igualmente em 5 ônibus.
Imagine uma divisão entre dois números quaisquer. O número que será dividido é chamado Dividendo (D), o número pelo qual o dividendo será dividido é chamado de divisor (d) e o resultado dessa divisão é chamado de Quociente (q). Em alguns casos, uma parcela chamada Resto (r) é formada no processo de divisão.
Na divisão do número 25 por 5 temos: O número 25 é o dividendo, o número 5 é o divisor, 5 é o quociente, e zero é o resto da divisão. Note que para realizar a divisão é necessário encontrar um número que multiplicado por 5 seja igual a 25, nesse caso, o número é o próprio 5.
Um algoritmo deve ter uma estrutura bem estabelecida, quanto à ordem em que seus passos são executados. Não significa necessariamente execução em uma seqüência preestabelecida, onde o primeiro passo é seguido por um segundo, e assim por diante. ❖ Os passos de um algoritmo não podem ser ambíguos.
O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos (fazer iterações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada.
Algoritmo na computação Quando se trata de computadores, a definição de algoritmo é quase a mesma, como uma série de passos para que um programa realize uma ação. ... O fluxograma é uma representação bem prática para entendermos o conceito de algoritmo na computação.
O primeiro passo para a criação de um algoritmo é partir da percepção do problema.
Um algoritmo é uma sequência ordenada, definida e finita de ações que visam a solução de um determinado problema computacional. Em suma, o problema contém um conjunto de dados de entrada (input) e o algoritmo, na sequência das ações resolventes, produz os dados de saída (output).
Algoritmos são a base do processo de desenvolvimento de software e fazem parte das ferramentas pelas quais programadores criam estratégias para fracionar problemas em etapas e processos que podem ser traduzidos computacionalmente. Na tecnologia, há exemplos de todos os níveis de complexidade.
Um algoritmo é uma sequência de passos lógicos necessários para executarmos uma tarefa. Em outras palavras, é como se fosse um passo a passo para resolver um problema, com instruções simples e exatas.
Os algoritmos são como itens que mostram passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa lógica. ... Todos os grandes gênios, como Steve Jobs e outros, aprenderam algoritmos. Eles são indispensáveis para o desenvolvimento da tecnologia no mundo atual.
Algoritmo pode ser definido como a descrição dos passos para a execução de uma tarefa. Existem algumas formas distintas de representação de algoritmos, onde as principais são: Linguagem Natural, Linguagem Gráfica e Pseudocódigos.
A partir dos exemplos é possível entender os três principais conceitos do algoritmo: entrada, saída e variáveis. A entrada é o dado inicial que será utilizado para seguir uma operação.
Nos algoritmos temos 3 estruturas básica de controle nas quais detalharemos mais adiante. São elas: seqüencial, condicional e de repetição. Nesta estrutura o comando-3 somente será executado após o comando-2 e o comando-2 após o comando-1 e assim por diante.
A entrada/saída de dados compõem esse processo que consiste em receber os dados do mundo real, por meio do que é digitado ou da ação do mouse, por exemplo. Após isso, mostramos a informação processada ao usuário, o que pode acontecer por meio da tela, uma impressão ou ainda a gravação em um arquivo.
Ao montar um algoritmo, precisamos primeiro dividir o problema apresentado em três fases fundamentais. Onde temos: -Entrada: são os dados de entrada do algoritmo. -Processamento: são os procedimentos utilizados para chegar ao resultado final.
Sendo assim, veremos dois métodos para representação de algoritmos: fluxograma – representação gráfica; pseudocódigo (português estruturado) – representação textual.
Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. ... Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.
Em ciência da computação, estrutura de controle (ou fluxo de controle) refere-se à ordem em que instruções, expressões e chamadas de função são executadas ou avaliadas em programas de computador sob programação imperativa ou funcional.
As estruturas de decisão (também conhecidas como Estruturas Condicionais) exigem que o programador especifique uma ou maiscondição a ser testada pelo programa, juntamente com uma instrução (ou conjunto) a ser executada se o resultado do teste for verdadeiro, e, opcionalmente, outra instrução ou conjunto de instruções ...
O controle de fluxo é o método usado por um modem para controlar a taxa através da qual os outros modems enviam dados para ele. ...
Estrutura de dados é o ramo da computação que estuda os diversos mecanismos de organização de dados para atender aos diferentes requisitos de processamento. As estruturas de dados definem a organização, métodos de acesso e opções de processamento para a informação manipulada pelo programa.
Estruturas de Dados principais
As listas são estruturas de dados muito utilizadas. Elas armazenam os dados em um formato de lista (dado o nome). ... Um nó é uma estrutura que armazena a informação a ser gerenciada por uma lista. Na computação, existem dois tipos de lista: as listas ligadas e as listas duplamente ligadas.
Estruturas (ou registros) são classificados como variáveis compostas heterogêneas, pois podem agrupar variáveis de tipos diferentes. Em contraposição, temos os vetores e matrizes, classificados como variáveis compostas homogêneas, pois somente agrupam variáveis do mesmo tipo.
Pilhas - Stack São estruturas de dados do tipo LIFO (last-in first-out), onde o último elemento a ser inserido, será o primeiro a ser retirado. Assim, uma pilha permite acesso a apenas um item de dados - o último inserido. Para processar o penúltimo item inserido, deve-se remover o último.
As estruturas de dados homogêneas que estudaremos são os vetores também conhecidos como arranjos. Vetores nada mais são que matrizes. Matriz (Álgebra) -> Arranjo retangular de elementos de um conjunto.
Os vetores representam as grandezas vetoriais e indicam seu módulo, direção e sentido. O módulo é o valor numérico do vetor seguido da unidade de medida que define a grandeza vetorial. A direção é a reta onde o vetor está localizado, e as direções possíveis são: diagonal, horizontal e vertical.