Para controlar a compulsão alimentar, siga alguns passos:
A compulsão, apesar de afetar a relação alimentar, deve inicialmente ser tratada com um profissional de psicologia. O primeiro passo é compreender o que causa o vazio esta criança e passar a preenchê-lo da maneira correta. O não tratamento pode gerar outros transtornos, como a bulimia e a anorexia.
Quando há fatores emocionais ligados à alimentação excessiva, a mudança se torna mais difícil, podendo comprometer o peso e a saúde da criança. Nesses casos restringir a alimentação pode gerar comportamentos compulsivos em uma idade em que a criança não tem o entendimento da importância de se comer com moderação.
Criança que come muito pode não ser apenas "gulosa". O motivo de tanta "fome" pode estar relacionado a distúrbios como ansiedade e depressão. Cerca de 90% dos pequenos com sobrepeso atacam a comida, principalmente doces, para atenuar as tensões.
O bebê que fica de hora em hora querendo mamar, isso não pode ser considerado normal, nem o esperado da amamentação. Se for a cada 2 horas, mas o bebe dorme bem à noite, e está ganhando peso, isso até pode ser considerado normal.
Bebês recém-nascidos podem mamar de 10 a 15 minutos em cada peito.
O bebê que fica de hora em hora querendo mamar, isso não pode ser considerado normal, nem o esperado da amamentação. Se for a cada 2 horas, mas o bebe dorme bem à noite, e está ganhando peso, isso até pode ser considerado normal. Então a primeira avaliação é o ganho de peso do neném. Quem não come bem, não dorme bem.
A partir do primeiro mês é esperado que o bebê esteja mamando de 90 a 120ml de leite por mamada, chegando a beber por dia uma média de 420 ml e 750 ml de leite. E não para por aí não. A quantidade de leite em cada mamada continua aumentando a cada semana, até que ele complete 6 meses.
“Não é preciso acordar o bebê para dar mama. Se ele está dormindo, deixe-o dormir”, diz a médica. Mas a pediatra ressalta que algumas situações existem, sim, a necessidade de acordar a criança para realizar a amamentação, como nenéns prematuros, com baixo peso e com diagnósticos de hipoglicemia.
O bebê acordou durante a noite: Acalme e nine seu bebê. Tente manter a boquinha dele fechada com uma pequena pressão no queixo. Se mesmo assim o bebê relutar e insistir, ofereça o peito. Ao longo dos dias, repita a tentativa de manter a boquinha do pequeno fechada até que o pequeno adormeça sem a necessidade de mamar.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) não estipula um período para que isso aconteça. Segundo a instituição, o tempo mínimo ideal para que a criança mame no peito é até os seis meses, de modo exclusivo, e depois, complementado com outros alimentos, por dois anos ou mais.