Uma janela de sinalização de estado indica a situação do dispositivo. Um sinal verde significa que o dispositivo ainda se encontra dentro da validade, ao passo que uma sinalização vermelha indica que o DPS já não oferece qualquer proteção e precisa ter o seu varistor substituído.
O DPS (Dispositivo de Proteção contra surtos) é um dispositivo muito importante e que só pode ser instalado através de um aterramento. O DPS tem como função proteger diretamente a rede elétrica interna ou o equipamento contra uma sobre carga (pulso de alta tensão) causada por um surto atmosférico externo.
Depois de instalado, o para-raio deve ser checado semestralmente, sendo vistoriado por empresa especializada em medição ôhmica (resistência de aterramento) para verificação das condições gerais do sistema. Através da medição ôhmica, o técnico avalia se a descarga está ocorrendo corretamente.
Em estruturas mais altas, como em torres e prédios, a proteção contra os raios é efetiva somente até a altura de 30 m a partir do solo. Nesse último caso, a área protegida tem o formato próximo ao de um cone com altura e raio similares, de aproximadamente 30 m. Compartilhe!
Para que o teste de continuidade SPDA seja favorável, o sistema SPDA deve ter ligação com a malha de aterramento e as conexões devem apresentar medição abaixo de 1,0 ohm, para atendimento da norma NBR 5419, que regulamenta a proteção de estruturas contra descargas atmosféricas.
Os pára-raios utilizados na distribuição de energia funcionam como um protetor que filtra os raios (descargas elétricas) para a terra, quando este atinge as redes elétricas. Esses equipamentos não possuem a função de atrair os raios, como fazem os pára-raios instalados nas edificações.
Os para-raios e sua proteção Em construções mais altas, como em torres e prédios, a proteção contra os raios é efetiva somente até a altura de 30 m a partir do solo. Nesse último caso, a área protegida tem o formato próximo ao de um cone com altura e raio similares, de aproximadamente 30 m.
Tipos de Para Raios para cada Subsistema
O Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), comumente conhecido como para-raios, é um sistema completo destinado a proteger uma estrutura contra os efeitos das descargas atmosféricas.
Como os para-raios estão aterra- dos, eles, do ponto de vista elétrico, são parte do solo. A ruptura dielé trica do ar é mais provável nas pro- ximidades das pontas dos para-raios do que em outros locais do solo ou de outros objetos aterrados. Assim, para cumprirem bem seu papel, os para-raios preci- sam ser pontudos.
para empinar uma pipa de papel e observou que a carga elétrica dos raios descia pelo dispositivo. Provou também que hastes de metal, quando em contato com a superfície terrestre poderiam servir como condutores elétricos, inventando assim, o para-raios.
Prevenção Raios
Para a proteção das edificações, é necessária a utilização de para-raios de acordo com a norma ABNT NBR 5419. ... Esse equipamento oferece proteção para a edificação (ou parte dela) contida sob o cone de proteção, captora.
A medida de proteção para este fenômeno recebe o nome de Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA). ... O objetivo da NBR 5419 é evitar e minimizar incêndios, explosões, danos materiais e risco de morte de pessoas e animais pelos efeitos das descargas elétricas.
DECIDE: Art. 1º As atividades de projeto, instalação e manutenção, vistoria, laudo, perícia e parecer referentes a Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas-SPDA, deverão ser executadas por pessoas físicas ou jurídicas devidamente registradas nos Creas.
O Laudo de Aterramento somente poderá ser emitido por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista, conforme preconiza o item 10.