As características fundamentais dos meios de cultura são: isotonia – concentração de cloreto de sódio idêntica à fisiológica –, esterilidade e concentração de carbono, nitrogênio e sais minerais. Estas substâncias podem ser divididas de acordo com sua composição, utilização e seu estado físico.
Ágar chocolate: ágar junto ao sangue fervido (desnaturado). Tem maior disponibilidade de aminoácidos que o ágar sangue e é usado para bactérias fastidiosas, como pneumococos. Não é seletivo e seu nome é derivado da coloração que apresenta.
- Os tubos não precisam estar esterilizados caso o meio seja distribuído antes de autoclavar. Após a autoclavação, as vidrarias e os outros materiais devem ser estéreis para a distribuição do meio; - Os meios de placa devem ser embalados em filme de plástico PVC a fim de evitar o ressecamento.
Os métodos para quantificar o crescimento microbiano em medicamentos e cosméticos incluem:
Para que a multiplicação bacteriana seja possível, os seguintes nutrientes devem estar disponíveis: água, fonte de energia, fonte de nitrogênio, vitaminas e sais minerais. crescimento das células: Carbono, nitrogênio, oxigênio, enxofre e fósforo.
A importância da microbiologia dos alimentos está para quando houver suspeita de contaminação alimentar, através das características do alimento e das conseqüências da sua ingestão, o profissional possa ter segurança necessária para utilizar o método correto de análise para identificar o microrganismo causador do surto ...
Os microrganismos necessitam de fontes de energia, fontes de carbono, fontes de nitrogênio, sais minerais, água, fatores de crescimento (vitaminas e outras substâncias). Estas substâncias são fornecidas a partir de fontes orgânicas e/ou inorgânicas.