A escolha do melhor anticoncepcional deve ser feita entre a paciente e seu médico ginecologista. Além de uma análise de indicadores de estilo de vida e do histórico familiar de doenças, pode ser necessário realizar alguns exames laboratoriais para entender melhor o funcionamento do corpo da mulher.
Pílula anticoncepcional As marcas mais comuns da pilula anticoncepcional são Selene, Yasmin, Ciclo 21 e Diane 35.
A drospirenona, dienogeste e clormadinona são mais utilizados para o tratamento da acne leve a moderada.
Dermatologista explica quais são os efeitos do remédio na pele. Segundo a médica, a interferência da pílula nos picos hormonais podem sim impactar a pele. “Negativamente, é possível ativar hormônios responsáveis pela melanização, induzindo à formação ou piora do melasma.
Você terá uma melhora da pele em 2 a 3 meses. Apesar do efeito benéfico do anticoncepcional, é bom lembrar que ele tem um risco de trombose de 2 a 6 vezes maior em relação a quem não usa o anticoncepcional.
A dermatologista revelou que, caso seja realmente ocasionada por alterações hormonais, a pílula traz benefícios, pois atua na diminuição da produção de sebo e oleosidade da pele. “As mulheres que produzem muitos hormônios andrógenos podem observar uma pele mais oleosa e propensa à formação de cravos e espinhas.
O tempo para início da eficácia é de pelo menos 3 meses para acne e os efeitos são mais pronunciados com maior duração do tratamento (e no máximo após 12 meses de tratamento). O tempo para início da eficácia para o tratamento do hirsutismo é mais longo quando comparado ao da acne (6-12 meses).