Para definir o melhor local para se perfurar um poço é necessário do serviço de locação de poço. Este refere-se a todos os procedimentos que determinam o local exato onde a perfuração do poço artesiano ocorrerá e deve ser considerado a etapa principal anterior ao projeto de construção do poço.
Poços artesianos não utilizam bomba de água porque são jorrantes. A maioria dos poços são semi-artesianos e utilizam bomba submersa, que apresenta grande eficiência e é instalada dentro da lâmina de água do poço. Poços rasos admitem outras alternativas menos onerosas (bombas injetoras, bombas centrífugas e outras).
Capta água de reservas mais profundas e de melhor qualidade, entretanto é uma técnica de perfuração que demanda maior custo de equipamentos para bombeamento e retirada da água. É necessário também se atentar às vistorias anualmente ou no máximo a cada dois anos, as chamadas manutenções preventivas.
Os poços artesianos são perfurados com o objetivo de captar a água que se encontra armazenada no lençol freático. ... A profundidade máxima dos poços, por sua vez, corresponde à profundidade da camada impermeável que se encontra abaixo da superfície do solo do local onde o poço será construído.
São poços que visam a captação de água do lençol freático uma vez que a camada impermeável não é perfurada. A escolha da localização do poço é de grande importância. Apesar de ser necessário adotar medidas visando a proteção física do poço, a sua localização também deve ser muito bem planejada.
Em geologia, considera-se um poço a obra de captação de água subterrânea, feita por meio de escavação ou com o emprego de perfuratriz em um furo vertical. Em algumas regiões do nordeste do Brasil, quando cavado na rocha ou originado das cheias dos rios, denomina-se cacimba.
Considera-se como poços escavados os "feitos com ferramentas manuais", sendo também conhecidos como cacimbas.
As águas de poços artesianos são classificadas como água bruta (assim como as águas coletadas diretamente de rios, lagos, barragens, lençóis freáticos, minas e córregos). Deste modo, são águas desprovidas de qualquer tipo de tratamento, não atendendo aos padrões de consumo humano.