15 dicas para controlar a ansiedade
Os melhores exercícios físicos para acabar com a ansiedade e depressão
Confira 13 dicas de como dormir rápido e coloque seu sono em dia:
A insônia é caracterizada pela dificuldade de dormir ou conseguir manter um sono contínuo sem ser interrompido durante a noite. Cerca de 30% a 50% dos brasileiros sofrem com a insônia, que pode se manifestar por diversas razões, como estresse, ansiedade, depressão, dor crônica e uso de certos medicamentos.
Sabe quando a gente não consegui dormir, pensando em alguém que nos faz muito feliz, pois é assim que eu fico quando penso em você. Ivo Mozart - Quando penso em você
Ficar sem dormir faz tão mal que aumenta até risco de demência, diz um estudo da Universidade Politécnica de Marche, na Itália. Ou seja, pessoas que dormem menos de seis horas à noite apresentam maiores chances de desenvolver demência, Alzheimer e outros distúrbios neurológicos.
A narcolepsia é uma condição neurológica crônica em que a pessoa acaba sentindo uma sonolência bastante excessiva, chegando a adormecer em vários momentos do dia, mesmo após uma boa noite de sono.
Neurologista. Embora a apneia obstrutiva do sono seja principalmente um problema respiratório , outros distúrbios do sono, como apneia central do sono, narcolepsia e insônia, podem estar relacionados a problemas neurológicos.
Os distúrbios do sono mais comuns são a insônia, a apnéia obstrutiva do sono e a síndrome das pernas inquietas. São comuns também o sono insuficiente e o atraso de fase de sono. Insônia: A insônia é a dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado.
Narcolepsia. A narcolepsia é um distúrbio do sono caracterizado pela sonolência excessiva durante o dia ou episódios recorrentes e incontroláveis de sono durante as horas normais acordado, geralmente com episódios súbitos de fraqueza muscular (cataplexia).
QUADRO CLÍNICO:
É um distúrbio do sono, caracterizado pela sonolência diurna excessiva, afetando o controle do sono ou vigília. Os ataques irresistíveis de sono podem ocorrer a qualquer momento do dia e em qualquer lugar, mesmo quando a pessoa realiza atividades rotineiras.
Condições médicas. Condições neurológicas como a depressão, ansiedade, narcolepsia ou doenças neurodegenerativas contribuem para a alteração da qualidade e quantidade de sono durante o dia.
Quando alguém está em sono pesado, permite ao próprio corpo reparar e acumular energias para o dia seguinte. Ele desempenha também um papel importante na manutenção da sua saúde, na estimulação do crescimento e do desenvolvimento, na reparação de músculos e tecidos, e na melhora do sistema imunológico.
Acordar tarde faz mal?
1) a raiva do pai pela demora do filho. ( ) o bichinho de pelúcia do menino. ... ( ) o sono pesado e a vontade do menino de ficar na cama dormindo. Nos versos: "Vou pra escola, que remédio, com o bicho nas costas e tudo!" O ponto.
Ou seja, a regra das 08 horas de sono nem sempre precisa ser seguida à risca. Porém, o que precisa realmente ser seguido é a qualidade deste sono. Seja de 07 ou de 11 horas, é necessário que ele passe por todas as etapas, principalmente a de sono profundo (REM).
Um adulto precisa dormir entre 7 e 9 horas, embora dependa de cada pessoa: "Se alguém dorme seis horas, mas, no dia seguinte, não sente sonolência, não há problema.