A molécula é formada por um grupamento de dois ou mais átomos, unidos por ligações covalentes. Ela ainda apresenta duas características básicas: estabilidade (ligações difíceis de serem desfeitas) e neutralidade elétrica (mesmo número de prótons e elétrons).
Átomo é o nome dado ao formador da matéria (tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa). ... Elementos químicos, moléculas, substâncias e materiais orgânicos ou inorgânicos são formados por átomos. Em sua constituição, o átomo apresenta partículas (prótons, nêutrons e elétrons), não sendo a menor parte da matéria.
No átomo em seu estado natural não existe uma predominância de carga elétrica, por que o número de prótons é igual ao número de elétrons, o que o torna neutro. No entanto, quando ele perde ou ganha elétrons dizemos que está eletrizado.
Átomos são a menor parte da matéria. Já as moléculas é a união dos átomos. Exemplo: o hidrogênio e o oxigênio são elementos (átomos) dois hidrogênios e dois oxigênios agrupados formam a molécula da água oxigenada.
A relação entre o átomo, as moléculas e os estados físicos da matéria radica em que a matéria é formada por átomos e moléculas que ao se expor a determinadas condições reagem mudando o estado físico dela. Átomos e moléculas constituem os três estados comuns da matéria na Terra: sólidos, líquidos e gases.
Propriedade referente ao átomo: eletronegatividade. As moléculas que são formadas por átomos de apenas um elemento químico foram classificadas como apolares, pois não há diferença de eletronegatividade. Propriedade referente à molécula: quantidade de nuvens e número de ligantes iguais.
Veja, por exemplo, que os elementos mais eletronegativos são os que estão no canto superior direito da tabela, isto é, o flúor (4,0) e o oxigênio (3,5), e os menos eletronegativos são os que estão no canto inferior esquerdo, que são o frâncio (0,8) e o césio (0,8).