Entre 1534 e 1536, Dom João III, rei de Portugal, instalou o sistema de Capitanias Hereditárias no Brasil e dentre os primeiros 14 lotes distribuídos estava a Capitania de Pernambuco, chamada de Nova Lusitânia. Seu donatário era Duarte Coelho, que assim a batizou.
A versão mais comum sobre Pernambuco diz que, por trás desse nome, está a mesma raiz em tupi (pa'ra) que Pará, Paraná e a Paraíba. No caso de Pernambuco, o termo na língua indígena seria paranãpuka, algo como “buraco no mar” ou “furo que o mar faz”.
Topônimo. O nome "Itamaracá" deriva da língua tupi e, dentre outros significados propostos, significa "pedra que canta", a partir da junção dos termos itá ("pedra") e mbara'ká ("chocalho").
A povoação, inicialmente conhecida por Bairro de Barra Bonita, adotou o nome de São Joaquim , mas, quando foi elevado a Distrito de Paz, em 1903, oficializou o topônimo Igaraçu, cuja origem indígena significa canoa grande, alusão ao antigo porto instalado no local, para comunicação com Barra Bonita.
Como boa parte dos municípios pernambucanos, a evolução de Itapissuma se deu da seguinte forma: Aldeia, Povoado, Vila, Distrito e Município autônomo. ... De origem Tupi-Guarani, a palavra Itapissuma quer dizer “pedra negra”, ou seja, derivaria de Ita que significa pedra e de xuma que significa negra.
Quem nasce ou reside na cidade de Igarassu é chamado de Igarassuano. O estado Pernambuco possuí uma área total de Km² e está localizado na Região Nordeste do Brasil. A capital do Estado Pernambuco é Recife. Quem nasce ou mora no Estado Pernambuco é chamado de Pernambucano.
Pernambuco
Há 3 rotas para ir de Recife para Igarassu de ônibus, táxi ou carro
Igarassu foi fundada em 27 de setembro de 1535, após a vitória dos portugueses sobre os índios caetés, que habitavam a região.
Esta é uma lista de bairros do município de Olinda.
Bairro é o mais populoso da cidade, concentrando 10% da população olindense. Popular e inspirador, Rio Doce é o mais populoso bairro do município de Olinda, com mais de 40 mil habitantes, concentrando cerca de 10% da população olindense.