O conhecimento científico é o conhecimento produzido a partir de atividades científicas, envolvendo experimentação e coleta de dados, sendo seu objetivo demonstrar, por argumentação, uma solução para um problema proposto, em relação a uma determinada questão. ... Este conhecimento pode ser dividido em tácito e explícito.
Mas por que é importante ter conhecimento? ... Existe um ditado popular que todos falam “ Conhecimento nunca é demais “ e isso é mais do que verídico o conhecimento não só ajuda a ser mais inteligente/informado, ajuda na sua própria formação como pessoa, reflete muito na sua vida tanto no presente como no futuro.
O idealismo transcendental kantiano é a concepção de um sistema dado como síntese e superação das duas correntes da filosofia, racionalismo e empirismo. O pensamento de Kant é uma etapa decisiva. Sua fecundidade está longe de esgotar-se e foi ponto de partida para a filosofia moderna.
episteme: conhecimento certo, ciência; λόγος, transl. ... Mais recentemente, entretanto, o conceito passou a ser usado, em sentido amplo, como sinônimo de gnosiologia ou teoria do conhecimento - disciplina que se ocupa do estudo do conhecimento humano em geral. A epistemologia relaciona-se também com a metafísica.
O corte, também dado como ruptura epistemológica, delimitaria e conferiria ao objeto sua objetividade. Assim, a ciência deveria produzir a cada momento de sua história, suas próprias normas de verdade e seus princípios de refutação para tudo aquilo que é por ela for apreendido.
O Racionalismo é uma corrente filosófica que atribui particular confiança à razão humana, ao passo que acredita que é dela que se obtém os conhecimentos.
Neste contexto, a epistemologia da história se revela como um setor pleno de virtualidades, distinto da metodologia, assegurando a constante revisão de questões clássicas do conhecimento histórico: a oposição entre objetividade/objetivação; a "natureza" do processo e da explicação; a construção conceitual e a ...