As mutações ocorrem em virtude de alterações que surgem nos nucleotídeos do DNA, podendo ocorrer por meio de alterações químicas nas bases nitrogenadas, erros na incorporação de nucleotídeos (inserção de uma base nitrogenada no lugar de outra), adição ou deleção de bases nitrogenadas, alterações na estrutura e no ...
A mutação pode ser definida como qualquer alteração no material genético de um organismo. Essa alteração pode ocasionar uma mudança correspondente no fenótipo do indivíduo. As mutações podem ocorrer de forma espontânea ou de forma induzida. De forma espontânea, ocorre devido a erros na replicação do DNA.
As mutações gênicas podem surgir de maneira espontânea ou induzidas. As mutações espontâneas surgem ocasionalmente em todas as células e se desenvolvem na ausência de qualquer agente. As mutações induzidas, por sua vez, são resultado da exposição do organismo a algum agente físico ou químico.
As mutações podem ocorrer em qualquer célula do corpo, sejam elas células somáticas (células da pele, do fígado, do coração etc.) ... Na mutação gênica ocorre a alteração de um trecho da molécula de DNA, levando a uma modificação na proteína sintetizada, como ocorre em uma doença conhecida como anemia falciforme.
Agente mutagênico é todo agente físico, químico ou biológico que, em exposição às células, pode causar mutação, ou seja, um dano na molécula de DNA que não é reparado no momento da replicação celular, e é passado para as gerações seguintes.
Os micronúcleos originam-se de fragmentos cromossômicos acêntricos (efeito clastogênico) ou de cromossomos inteiros que não completam a migração anafásica da divisão celular (efeito aneugênico).
Os principais agentes mutagênicos químicos são os análogos de bases, os compostos com ação direta, os agentes alquilantes e os corantes de acridina. IIa. Análogos de bases: devido à sua semelhança com determinadas bases nitrogenadas, eles podem ser incorporados ao DNA, substituindo-as.
Dizer que são altamente mutagênicos significa que eles sofrem altas taxas de mutação, ou seja, que eles mudam com frequência seus genes. Torna-se mais difícil combater esses vírus, pois como estão constantemente mudando, deve-se ter uma constante mudança também nas medicações.
Os agentes mutagênicos podem ser de três tipos: ... Agentes químicos: diversas substâncias consideradas cancerígenas, que desempenham seu papel alterando as ligações químicas, ou até mesmo substituindo nucleotídeos normais por moléculas similares.
agentes mutagénicos físicos: raios X, raios gama, raios ultravioleta. agentes mutagénicos químicos: várias substâncias ditas cancerígenas como o amianto. agentes mutagénicos biológicos: alguns vírus e bactérias.
Agente mutagênico é todo tipo de agente que quando exposto às células apresenta capacidade de gerar mutação. ... Agentes biológicos: neste caso é a ação de vírus e bactérias, responsáveis por inocular parte de seu DNA na célula que estão hospedando, casualmente integrando-a a cadeia de DNA do hospedeiro.
A mutação nonsense, por sua vez, é aquela em que é produzido um códon de terminação, impedindo que a proteína seja produzida integralmente. Mutação por inserções e deleções: Nas mutações por inserção, adiciona-se um ou mais nucleotídeos ao DNA.
Classificação
As mutações são relativamente raras porque o nosso organismo dispõe de um mecanismo eficiente para reparar e corrigir os erros que afetam o nosso DNA.
Adição ou perda: quando a mutação gênica ocorre por adição ou perda de bases ela modifica o código genético e define uma nova sequência de bases. Como consequência, esta nova sequência poderá modificar o tipo de aminoácido presente na cadeia proteica, alterando a função da proteína ou inativando a expressão fenotípica.
Quais são as principais consequências das mutações cromossômicas? As mutações cromossômicas levam a várias doenças, entre elas: Síndrome de Down : A síndrome de Down é uma trissomia do cromossoma 21.
As mais comuns são: a síndrome de Down, a síndrome de Turner e a síndrome de Klinefelter. Contudo, existem outras como: síndrome de Patau (trissomia do 13), síndrome de Edwards (trissomia do 18) e outras. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
7. Saiba sobre as principais e mais recorrentes síndromes cromossômicas na população
Esse processo ocorre principalmente durante a meiose.