O problema é que além de causar otite, lesões na pele e vários tipos e desconfortos aos cães, a malassezia é considerada uma zoonose. Isto é, pode ser transmitida ao ser humano através do contato direto com os cães infectados.
O tratamento da malassezia em cães geralmente envolve o uso de farmacologia tópica, ou seja shampoos, cremes e loções. Pode ser também necessário o uso de fármacos sistémicos como o cetoconazol, fluconazol, e outros fármacos que o médico veterinário considere mais adequados a esse casos específico.
A Malassezia é uma zoonose, dentre ela existem outras, como a Leishmaniose. Fique por dentro da saúde do seu amiguinho! A principal causa da Malassezia é o fungo Malassezia pachydermatis, que se aloja na pele do cachorro de diferentes formas.
Vinagre no tratamento caseiro da dermatofitose canina
Os tratamentos conhecidos para o tratamento de fungos em cachorro são: Tratamento alopático ou convencional: corticoides e/ou antibióticos. O cetoconazol é o medicamento mais usado nesses tipos de doenças. Pode ser encontrado na forma de loções ou pomadas, e na sua variante oral.
Olha só o que você pode fazer para evitar o problema:
1. Micose da pele
A principal forma de tratamento para acabar com a micose da virilha é o uso de pomadas antifúngicas, como Terbinafina, Miconazol, Imidazol, Clotrimazol, Fluconazol ou Cetoconazol, por exemplo.