Para transformar a notação científica em números decimais, devemos retirar a parcela da base 10 com expoente, efetuando a multiplicação. Na calculadora científica, temos o botão ENG para fazer isso. Ao apertar ele, diminuímos o expoente da notação.
Para escrevermos estes números de uma maneira abreviada, basta indicar o número de dezenas envolvidas na multiplicação com um pequeno número (expoente) no alto da potencia de 10. Logo, se 100 = 10 x 10, podemos dizer que 100 = 102. Da mesma maneira 1000 = 103, e 100000 = 105.
Dessa forma, no caso da divisão, se tivermos bases iguais, manteremos a base subtraindo o expoente do dividendo ou numerador pelo expoente do divisor ou denominador. É a partir dessa última propriedade que se produz a consequência de que todo número elevado a zero é igual a 1.
Uma potência com expoente negativo é calculada utilizando-se o inverso da base e o oposto do expoente.
Como a base é positiva podemos escrever essa mesma potência sem representação do sinal de +. ... Como estamos multiplicando uma quantidade ímpar de fatores e todos eles são negativos a potência (resultado) também será negativa, ou seja, sempre que o expoente for ímpar e a base negativa a potência será negativa.
Potência com uma base negativa. Observe que quando a base é negativa e o expoente é um número par, o resultado é sempre positivo. ... Já quando o expoente é negativo, o resultado é igual ao inverso deste número elevado ao oposto do expoente.
Para saber se o resultado de uma potência é negativo ou positivo, vale as seguintes regras:
Resposta. O sinal tem que ser negativo, pois 27 é um número ímpar. Sempre que o expoente for um número par, o sinal será positivo e sempre que o expoente for ímpar, o sinal será negativo.
Resposta. O expoente de 2 cuja potência é 32 é 5.