Alguns exemplos de brincadeiras com uma possível adaptação:
Jogos brincadeiras para fazer com crianças cegas ou de baixa visão
Estratégias de Sala de Aula:
Utilize materiais com diferentes texturas na elaboração de material didático e estimule todos os sentidos do seu aluno cego, através de diferentes atividades. Indique as distâncias dos objetos e coisas em metros, quando houver necessidade. Pode dizer, por exemplo: “A estante está há uns 2 metros à sua frente.
“Como a maioria dos cegos estudam, os livros em aúdio facilita para aqueles que gostam de ler, porém não possuem tempo, pois se não entender de imediato é so voltar a faixa e ouvir até entender.
De modo geral, a pessoa com baixa visão pode se beneficiar do uso de óculos, lupas e lunetas especiais, adaptações no uso de cores e contrastes, focos de luz para leitura e textos com caracteres ampliados.
Conheça os principais auxílios ópticos para pacientes com baixa visão
Para trabalhar com os alunos de inclusão Deficientes Visuais (DV), se faz necessário o uso de algumas tecnologias, chamadas de Tecnologias Assistivas (TA), como, por exemplo, leitores de tela, sistema Braille para comunicação escrita e gráfica, material concreto e manipulável, instrumentos para o ensino de Matemática, ...
Pessoas com baixa visão necessitarão, para o desenvolvimento do seu processo de aprendizagem, de recursos específicos (lupas de apoio, telelupa, material com caracteres ampliados, etc.), capazes de maximizar a eficácia de seu resíduo visual.
CAIXA DE VOCABULÁRIO: CAIXA DE PLÁSTICO OU DE PAPELÃO CONTENDO MINIATURAS COLADAS EM CARTÕES COM O NOME DO OBJETO EM BRAILLE E EM TINTA.
Como você solucionaria essa situação, caso tivesse, em sua sala de aula, um aluno cego ou surdo? Para responder a questão, você deve produzir um texto entre 10 e 15 linhas.
Basicamente, os auxílios para baixa visão podem ser divididos em: não ópticos, ópticos e eletrônicos. Os auxílios não ópticos para baixa visão são os que não empregam sistemas ópticos, porém modificam materiais e o ambiente para promover melhor desempenho visual da pessoa com baixa visão.
São recursos que modificam os materiais e melhoram as condições do ambiente com a finalidade de aumentar a resolução visual. Podem ser usados em conjunto com o recurso óptico ou não, com o objetivo de melhorar a função visual.
Recursos não ópticos ( ) lupas manuais ou de apoio. ( ) iluminação e contrastes. ( ) lentes específicas bifocais. ( ) plano inclinado, caneta de escrita grossa.
São recursos para baixa visão que utilizam lentes ou combinação de lentes para uma magnificar (ampliar) as imagens que sobre a retina.
Auxílios ópticos de ampliação para longe São representados principalmente pelos telescópicos para longe. Os sistemas telescópicos para longe indicados para baixa visão são chamados de telescópios refratores. São auxílios utilizados para aumentar a imagem de um objeto por meio da ampliação angular.
Significado de óptico Referente à óptica, aos fenômenos da visão. Relacionado com a loja especializada na venda e na fabricação de óculos ou instrumentos para a visão em geral. Ocular; relacionado com os olhos ou com a visão: nervo óptico.
O tiposcópio funciona como um guia para leitura, confeccionado em cartão ou material plástico escuro, com uma fenda com altura para duas linhas do texto a ser lido e com largura do texto, podendo ser modificado de acordo com a sua necessidade.
Baixa visão, também denominada visão subnormal, é uma perda de visão que não pode ser corrigida por óculos convencionais, lentes de contato, medicação ou cirurgia.
A matéria conceitua como produto óptico lentes de contato, óculos de proteção solar, lupas e afins....